Biblioteca Central recebe apresentação da tecnologia assistiva TATOS: A criatividade ao alcance das mãos

em
447
views

No dia 10 de junho, a Biblioteca Central da UFPA teve a oportunidade de conhecer de perto a tecnologia assistiva TATOS: A criatividade ao alcance das mãos, desenvolvida por José Monteiro, servidor da Diretoria de Acessibilidade da UFPA e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES/UFPA), sob orientação da professora Dra. Arlete Marinho Gonçalves.

Inicio da apresentação do José

A tecnologia consiste em uma prancha tátil sustentável, desenvolvida para promover a autonomia de mobilidade de estudantes com deficiência visual no ambiente universitário. Aliada ao treinamento de Orientação e Mobilidade (OM), a ferramenta amplia as possibilidades de deslocamento com segurança e independência dentro do campus.

José com a prancha tátil sustentável e seus componentes.

Como surgiu o TATOS?

A motivação para criar o TATOS surgiu da percepção de José Monteiro sobre as dificuldades enfrentadas por estudantes cegos ou com baixa visão na UFPA. Ele destacou a importância do direito de ir e vir com segurança e autonomia, relatando que, muitas vezes, produtos destinados a esse público são desenvolvidos sem a participação efetiva dos próprios usuários.

José enfatizou que o diferencial do TATOS foi justamente a construção participativa: desde o início, pessoas com deficiência visual foram convidadas a testar e contribuir com sugestões para o aprimoramento do produto.

Características da tecnologia

A prancha tátil acompanha diversos componentes:

  • 35 pinos TOUTS R (de referência), com formatos diferenciados (retangular, quadrado, circular e oval);
  • 35 pinos TOUTS F (fixos);
  • 35 pinos TOUTS para o sistema Braille;
  • 03 potes com identificação em Braille, para armazenagem dos pinos;
  • 01 caixa para guardar todos os materiais;
  • 01 manual impresso e 01 manual em Braille;
  • Versão digital acessível via QR Code.

O material foi produzido com MDF Ultra, resistente à água, além de contar com peças feitas de PVC reciclado, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

Aplicações pedagógicas

Diferente de outros recursos como o Multipan, que é voltado para crianças e com foco em matemática, o TATOS foi pensado para o público adulto universitário, oferecendo um leque de aplicações em diferentes áreas do conhecimento, como Geografia, Química, Física e até Música, com possibilidades de adaptação para ensinar conceitos como partituras táteis.

Além de promover o aprendizado do sistema Braille, o TATOS também pode ser utilizado como mapa tátil e como ferramenta para estimular a criatividade dos estudantes, permitindo que eles desenvolvam novas formas de uso de acordo com suas necessidades.

Avaliação e próximos passos

O processo de avaliação do TATOS envolverá alunos de graduação, mestrado e doutorado da UFPA. Os participantes irão utilizar a prancha tátil em atividades práticas de orientação e mobilidade, dentro da própria Biblioteca Central e em outros espaços do campus. Posteriormente, os alunos fornecerão feedback sobre aspectos como usabilidade, acessibilidade e possíveis melhorias no design do produto.

Durante a apresentação na Biblioteca Central, o TATOS também pôde ser demonstrado ao aluno Aelton Costa, doutorando em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, que conheceu de perto os recursos e funcionalidades da prancha tátil. E apontou diversas possibilidades de aplicabilidade como cartografia, roteiros turísticos e estatística.

Contato do aluno Aelton Costa com a prancha tátil TATOS

Após as adaptações sugeridas pelos usuários, o material passará por uma nova validação para garantir que atenda de fato às demandas do público.

Uma tecnologia construída com e para os estudantes

Atualmente, José Monteiro desenvolve suas atividades de estágio supervisionado no Espaço Braille da Biblioteca Central, com foco em ações voltadas à inclusão e acessibilidade de estudantes com deficiência visual. Entre os principais objetivos do estágio estão:

  • Apresentar a proposta do produto TATOS para o Espaço Braille da Biblioteca Central;
  • Apresentar o TATOS aos estudantes com deficiência visual que integram o Programa Rede de Saberes e que frequentam a Biblioteca Central;
  • Aplicar o TATOS com os estudantes nas dependências da Biblioteca Central e no entorno, incluindo as entradas pelos Portões 1 e 2 da UFPA;
  • Realizar a validação do produto TATOS com os estudantes com deficiência visual no próprio Espaço Braille.

José Monteiro encerrou sua apresentação reforçando a importância de um olhar crítico e construtivo sobre a tecnologia assistiva:

“Não quero que avaliem o TATOS apenas por ser uma iniciativa feita por uma pessoa com deficiência. Quero que analisem a qualidade do produto, sua utilidade real, e que façam críticas sinceras. A participação ativa dos usuários é fundamental para o sucesso da proposta.”

Bibliotecárias e outros participantes da apresentação.

A equipe da Biblioteca Central agradeceu pela apresentação e reforçou a importância de iniciativas como essa para garantir o acesso à informação e a inclusão no ambiente acadêmico.

RELAÇÃO COM OS ODS DA ONU: