Biblioteca Central oferece serviço de Comutação Bibliográfica

em
2240
views

O Sistema de Bibliotecas (SIBI) da UFPA integra o Programa de Comutação Bibliográfica – COMUT, que é administrado pelo IBICT, e permite às comunidades acadêmicas e de pesquisa o acesso aos documentos em todas as áreas do conhecimento disponíveis nas principais bibliotecas e serviços de informações nacionais e internacionais. Algumas das unidades da UFPA participam na condição de Biblioteca- base fornecedora de artigos e as demais com Biblioteca solicitante.

Podem ser solicitados artigos de revistas técnico-científicos, teses e anais de congressos, respeitando rigorosamente a lei dos direitos do autor. De acordo com esta lei, não é possível a reprodução de documentos, na íntegra, salvo aqueles autorizados pelo autor. Para solicitar artigos via COMUT, é necessário entrar em contato com uma das bibliotecas do sistema ou fazer o pedido diretamente pela internet no site do COMUT.

No caso da UFPA, os interessados devem dirigir-se à seção de Periódicos da Biblioteca Central, no andar superior e requisitar a cópia do documento desejado, com as informações necessárias para sua identificação. A solicitação é efetuada mediante pagamento antecipado e o prazo de atendimento é de 2 a 5 dias. O preço do serviço é de R$ 2,20 por documento de até 5 páginas.

Pedido poder ser feito pela internet

Para realizar o pedido online o usuário deve acessar através da internet as seguintes bases de dados: CCN – Catálogo Coletivo Nacional ou Teses Brasileiras – TB no site do IBICT: www.ibict.br e pesquisar por título, autor, assunto, etc., selecionando as bibliografias de interesse.

Após isso, para solicitar as cópias é necessário preencher o formulário de solicitação de cópias COMUT – disponível na Biblioteca, efetuando o pagamento correspondente.

Pela internet o serviço é cobrado em cupons. Assim, cada cupom equivale a um quantitativo de páginas. Os pedidos são enviados por e-mail e o tempo médio de atendimento varia de acordo com os recursos das bibliotecas que atenderão aos pedidos. O COMUT não determina o prazo para a entrega.