No ano de 2018, o Programa de Capacitação Continuada de Usuários (PCCU), coordenado pela Biblioteca Central da UFPA (BC), consolidou-se nas atividades de capacitação dos usuários na utilização dos serviços de informação, com um aumento expressivo do número de interessados, contribuindo para o aprimoramento do desempenho nas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão.
Tendo início no dia 21 de fevereiro e finalizado em 21 de novembro, a BC promoveu dez (10) eventos pelo PCCU, divulgados nas suas páginas oficiais (Twitter, Instagram e Facebook) e ofertados à comunidade acadêmica e geral, com inscrição gratuita e direito a certificado. Nesses eventos, alcançou-se um expressivo número de participantes contando com o apoio de parcerias – de profissionais bibliotecários, professores e servidores públicos de várias áreas e instituições federais – que “transferem” o conhecimento em prol de uma sociedade melhor de forma gratuita, por isso os intitulamos de “amigos da biblioteca”.
As ações do programa, segundo participantes, como Camilla Silva, estudante de Biblioteconomia e presente na oitava atividade, “proporcionam a ampliação do conhecimento à produção acadêmica”, ou Jorge Diego, formado em Educação Física e ouvinte na terceira atividade do programa, “são muito importantes para o acesso a informações (…), que muitas vezes durante a graduação não são repassadas”, provando alta utilidade do PCCU à comunidade acadêmica.
As atividades do PCCU desse ano relacionaram-se à normalização acadêmica, projetos da pesquisa científica, metodologia da pesquisa científica, fontes de pesquisa, submissão e publicação de artigos científicos, Currículo Lattes, pesquisa em bases de dados, preparação para pós-graduação, o uso dos serviços e produtos das bibliotecas da UFPA (SIBI), dentre outros. E em 2018, o programa finalizou com benéfico impacto na democratização do conhecimento e produção científica dentro do ambiente universitário, com o total de 1362 participantes.