A Biblioteca Central da UFPA completa, nesta quinta-feira (19), seu 57º aniversário unindo modernidade e eficiência, duas palavras que definem a longa trajetória da BC, que mantem-se como referência regional e nacional na área de bibliotecas universitárias.
Fundada no dia 19 de dezembro de 1962, a Biblioteca Central da UFPA, que leva o nome do seu primeiro diretor Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann, completa neste mês seus 57 anos e atualmente, sob a direção de Célia Pereira Ribeiro, coordena tecnicamente 36 bibliotecas, as quais compõem o Sistema de Bibliotecas (SIBI), sendo essas em Belém e nos campi de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Castanhal, Marajó (Breves) e Marajó (Soure), Salinópolis, Tocantins (Cametá) e Tucuruí.
Com a consolidação, mais um ano, das atividades disponibilizadas pelo Programa da Capacitação Continuada de Usuários (PCCU) a Biblioteca Central vem cada vez mais contribuindo para o aprimoramento do desempenho nas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, fortalecendo sua modernidade e eficiência, oferece à comunidade geral e universitária os produtos como a Pesquisa integrada, o Repositório Institucional (RIUFPA), a Biblioteca Digital de Monografias (BDM), o Portal do Livro Aberto, SOS Normaliza; Elaboração de Ficha Catalográfica para Trabalhos Acadêmicos (FICAT 2.0) e os serviços de Catálogo online, Consulta local às coleções – acervo geral e coleções especiais -, Empréstimo e devolução de obras (apenas usuários cadastrados na biblioteca), Espaço Braille, Espaço próprio para o Portal de Periódicos da CAPES, Manual para Normalização de Trabalhos Acadêmicos e Comutação Bibliográfica (COMUT), assim como a Estação de Pesquisa Acadêmica (EPAC), reaberta este ano.
Ademais, ocorreu também nesta quinta-feira (19), no Hall da Biblioteca Central, a entrega dos prêmios aos usuários que obtiveram as três primeiras colocações no Concurso Cultural da BC, que teve como tema “UFPA é ciência“ no qual o participante precisava escrever um texto falando sobre as suas vivências na Universidade e de que forma essa experiência contribuiu para a construção do conhecimento.
Os três ganhadores foram: em terceira colocação Samara Avelino de Souza França, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), pertencente ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA); em segunda colocação Raquel Correia de Oliveira, servidora do Campus Universitário Do Marajó – Breves, da UFPA, e por conta disso não pode encontrar-se em Belém na data da premiação; em primeiro lugar Daniel de Almeida Pereira, graduando de Letras – Língua Francesa na UFPA.
Os prêmios foram entregues pelo bibliotecário da BC/UFPA Thyago Costa. Ao escritor do texto selecionado em primeiro lugar, como destaque, foi entregue como prêmio um Kindle 10ª geração e a oportunidade de ter seu texto publicado na sessão Exclusiva e online do Jornal Beira do Rio. Para as duas outras colocações foram entregues um brinde da BC.
Acompanhe também a BC nas suas páginas oficiais: Twitter, Instagram e Facebook.