ALUNO DE GRADUAÇÃO[X]. Para mudar selecione outra opção:
Seja bem vindo ao site da Biblioteca Central da UFPA. Para seu melhor conforto, este site disponibiliza de mecanismo de adequação de informações. Para mudar essa escolha, selecione outra opção no menu suspenso acima.
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Apenas usuários com vínculo institucional podem se cadastrar no SIBI. Para efetivar o cadastro, basta se dirigir à alguma unidade do SIBI, como Biblioteca Central, ou Setoriais, munido:
- Atestado de Matrícula (Impresso ou Virtual);
- Documento Original com Foto (RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista, Carteira de Estudante).
- Comprovante de residência
No ato da inscrição o usuário deve informar seus principais contatos, como: endereço, telefone e email. E também deve criar uma senha numérica de 4 a 6 dígitos. Com o cadastro finalizado, o usuário poder usufruir dos Serviços de Circulação imediatamente.
Atenção! É necessário atualizar o cadastro semestralmente, necessitando levar Atestado de Matrícula e Documento com Foto direto ao balcão de Atendimento ao Usuário.
Para realizar o Empréstimo Domiciliar o usuário deve estar em situação regular nas bibliotecas do SIBI (sem pendências e com o cadastro atualizado), então deverá apresentar seu número de matrícula e documento com foto no balcão de atendimento, e por fim, confirmar a operação digitando sua senha.
O usuário cadastrado pode emprestar livros em qualquer unidade do SIBI, incluindo bibliotecas de outros campi.
Atente-se para as seguintes recomendações:
- Só é permitido emprestar um livro de cada título;
- O empréstimo domiciliar é individual e intransferível;
- Livros marcados com tarja vermelha são materiais de consulta, e só podem ser emprestados na sexta-feira (ou vésperas de feriados) para devolver na segunda-feira (ou próximo dia útil); em caso de dúvidas, informe-se no balcão de atendimento.
Os usuários podem permanecer 14 dias consecutivos com cada livro emprestado. Usuários do tipo ALUNO DE GRADUAÇÃO, podem emprestar até 3 livros simultaneamente.
RENOVAÇÃO DO EMPRÉSTIMO
Caso o usuário necessite permanecer por mais tempo com os livros emprestados, poderá realizar uma renovação e receber mais 14 dias de empréstimos, para cada livro. Esta operação só pode ser feita apenas uma vez, por livro.
Para renovar empréstimos o usuário deve dirigir-se à estação de consulta, localizado no salão de referência da Biblioteca Central (ou equivalente nas demais bibliotecas do SIBI), acessar a área “Meu Pergamum”, realizar o login com número de matrícula e senhas previamente cadastrados, e então será possível ver a situação de cada livro emprestado, bem como renová-los, bastando clicar no botão correspondente.
Para reservar livros, basta acessar o catálogo online e pesquisar pelo livro desejado, então clicar em “Reserva”, localizado abaixo do título da obra. A sua reserva ficará marcada no sistema, e assim que estiver disponível para empréstimo, o usuário será notificado. E terá que buscá-lo no período de 24 horas. Caso o livro não seja emprestado nesse período, será passado para a reserva seguinte, ou voltará para o acervo.
Só permitido a reserva de livros, quando não tiver outros disponíveis (se todos os exemplares estiverem emprestados), e nunca os de consulta.
Atrasos na devolução dos materiais emprestados implicará nas seguintes penalidades:
- Suspensão equivalente ao dobro de dias de atraso, por obra;
- Usuários não regulares, terão pendencias em sua Certidão Negativa da Biblioteca, o que impedirá o usuário de fazer operações nos sistemas acadêmicos, ou movimentações institucionais (Remoção, Redistribuição, vacância, etc.), para Servidores.
Em casos de perda, extravio, ou dano físico dos materiais, o usuário deverá repor aquela obra. Como praxe, deverá substituir por um material de edição mais recente. Casos especiais devem ser negociados com o Bibliotecário.
Os usuários com pendências podem aderir às campanhas de doação para abonar seus dias de suspensão. Basta perguntar aos Bibliotecários do SIBI, para conhecer a campanha vigente.