Apresentação do Minha Biblioteca no SIBI/UFPA

No dia 14 de outubro a Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará realizou a apresentação da plataforma de livros eletrônicos Minha Biblioteca, o evento contou um treinamento para os bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da UFPA e outro para o público geral.

A plataforma foi uma grande conquista para a comunidade acadêmica da UFPA, visto que ela irá impactar diretamente nas avaliações dos cursos de graduação com o atendimento às normas de acervo virtual exigidas pelo MEC, com seus conteúdos relevantes e atualizados para compor planos pedagógicos de todas as áreas do conhecimento, possibilidade de acesso e leitura off-line aos usuários, com recursos de acessibilidade que promovem experiências inclusivas de aprendizagem, com atualização mensal de acervo com novos títulos e edições e com o fim das filas de espera e indisponibilidade do livro físico na biblioteca.

Pela manhã o treinamento teve foco nos bibliotecários da instituição, ministrada por Hyngryd Goulart, Assistente de Marketing e Sucesso do Cliente da Minha Biblioteca, que apresentou as funcionalidades, recursos disponíveis na plataforma, assim como os relatórios com indicadores analíticos de desempenho da usabilidade da plataforma e da biblioteca. Essa capacitação foi essencial para a disseminação e usabilidade dessa nova ferramenta que possui acesso ilimitado e multiusuário, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Já o treinamento no período da tarde teve como público-alvo toda a comunidade acadêmica da UFPA. Foi ministrado pela bibliotecária Francisca Varanda, Coordenadora dos Serviços aos Usuários da Biblioteca Centra.

A diretora da BC, Célia Ribeiro, reiterou a importância dessa aquisição e sua contribuição para a UFPA. Agradeceu o empenho do Reitor, Emmanuel Tourinho, na assinatura dessa plataforma. Assim como os demais envolvidos, desde o processo de compra até a integração ao sistema Pergamum.

A plataforma conta com 7 catálogos e mais de 10 mil títulos distribuídas em todas as áreas do conhecimento.

O acesso à plataforma é por meio de castro e podem solicitar os discentes, docentes e técnicos-administrativos ativos da Universidade Federal do Pará. A efetivação será comunicada pelo e-mail informado no formulário no prazo de até 3 três dias úteis, contendo as credenciais de acesso, para solicitar, clique aqui.