Biblioteca Central como tema de pesquisa no XIX ENANCIB

Arte original do evento

O XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), realizado de 22 a 26 de outubro, em Londrina/PR, terá a apresentação de um pôster resultado a partir de um estudo de caso sobre as tecnologias assistivas no processo de mediação da informação aos usuários com deficiência visual em biblioteca universitária. A pesquisa foi realizada pelo mestrando Alexandre Lobo Pinheiro e pelo Prof. Dr. Hamilton Vieira de Oliveira, ambos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPA (PPGCI/UFPA).

O ENANCIB é um evento de renome da Ciência da Informação no Brasil com a reunião de mestres e doutores da área, além de mestrandos e doutorandos, que apresentam vários trabalhos científicos. Nessa perspectiva, a apresentação do trabalho divulga um dos importantes setores da Biblioteca Central da UFPA, o Espaço Braille, que há anos atende aos alunos com deficiência visual. Ainda, contribui para a questão da pessoa com deficiência, que nos últimos anos tem conquistado cada vez mais vagas na universidade.

À vista disso, a Biblioteca Central vê como importante que sejam desenvolvidas cada vez mais pesquisas que possam contribuir para que a universidade venha investir ainda mais nesta questão tão atual e necessária, o acesso à informação às pessoas com deficiência visual, que foi um dos assuntos abordados na pesquisa.

Ademais, é imprescindível dizer que está aberto o terceiro edital de inscrição para seleção de mestrado do PPGCI/UFPA, a fim de que outras pessoas possam vir a contribuir com a Ciência da Informação e seus expressivos resultados. Sobre o Edital 03/2018 – PPGCI.

O site oficial do XIX ENANCIB pode ser visto aqui.

A arte da capa é originalmente do site oficial do XIX ENANCIB