Biblioteca Central promove evento em alusão ao Dia do Bibliotecário

O Evento

Nesta segunda-feira, 13, a Biblioteca Central da Universidade Federal de Pará promoveu a palestra Comportamento informacional em contexto especializado: da necessidade à busca da informação na área do direito, ministrada pelo Professor Dr. Lucivaldo Barros. O evento foi realizado no hall da Coleção Amazônia da BC, o qual contou com a participação de alunos e profissionais em Biblioteconomia.
Além de reunir estudantes da graduação e profissionais da área, o evento marca a comemoração ao Dia do Bibliotecário, ocorrido no último domingo, dia 12/03. De acordo com a diretora da Biblioteca Central, Célia Ribeiro, “é importante realizar eventos dessa natureza para promover a visibilidade da classe e para compartilhar conhecimentos e experiências”, afirma.

A Profissão

O Bibliotecário é o profissional responsável por tratar e organizar qualquer tipo de informação, que pode ser encontrada em livros, jornais, revistas e em meios digitais, além de ser a ponte de acesso entre o universo da informação e aqueles que necessitam dela. No mercado de trabalho, o profissional pode atuar não somente em bibliotecas, como também em outros suportes que lidam com a informação, tais como, consultorias, hospitais, editoriais, etc.
Atualmente, “o mercado de trabalho, assim como a sociedade em geral, tem a informação como insumo para seu desenvolvimento. Esse fato exige que tenha profissionais aptos a lhe dar com a informação em seus diferentes suportes para variados usos enquanto estratégia competitiva para tomada de decisão e inovação” (SPUDEIT, 2016).

Origem

O Dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março, em homenagem à data do nascimento do bibliotecário Manuel Bastos Tigre, que foi considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. A data foi instituída no dia 09 de abril de 1980 pelo Decreto nº 84.631, para ser comemorado em todo o território nacional.

Confira as fotos:

Texto: Coordenadoria de Planejamento e Marketing