Biblioteca Central Promove Oficina Braille: Acessibilidade em Foco

A Biblioteca Central da UFPA realizará, entre os dias 08/04 (segunda-feira) a 12/04 (sexta-feira), a oficina “Braille: Acessibilidade em Foco”, com o objetivo de promover a capacitação de alunos, docentes e técnicos da UFPA que tenham interesse no tema.

Os mediadores serão Jordan de Souza França, aluno do curso de Ciências Sociais da UFPA e bolsista de extensão da Biblioteca Central e Luana Pereira, aluna do curso de Letras da UFPA e usuária do setor Braille.

Serão ofertadas 40 vagas, divididas entre os turnos da manhã e tarde, com emissão de certificados. O conteúdo programático abordado será:

– Apresentar, em um contexto histórico, a vida do criador da escrita braille e como este processo ocorreu;

– Ensinar a ordem braille da 1ª a 7ª série;

– Ensinar o alfabeto braille, mostrando a simbologia de cada letra, o sinal de letra maiúscula, letras acentuadas e a pontuação gramatical e finalizando com exercícios do conteúdo apresentado;

– Ensinar o numeral braille, mostrando a simbologia de cada número, o sinal de número, as quatro operações matemáticas e finalizando com exercício do conteúdo apresentado;

– Discussão sobre dois temas de suma importância para pessoas com deficiência visual: Relação interpessoal e Orientação mobilidade.

Inscrição:

26/03/2019 a 05/04/2019 (Coordenação de Serviços aos Usuários) das 9h às 16h.

Manhã:

20 vagas, das 9 h às 12 h