Biblioteca Central realiza Campanha Semeadores de Leitura 2023

Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará lança a campanha Semeadores de Leitura em Cametá, que pretende arrecadar livros entre a comunidade acadêmica da UFPA para doar e compor o acervo da Sala de Leitura da Escola Estadual de Ensino Médio Abraão Simão Jatene, no município de Cametá.

O município possui índices educacionais com déficit, como por exemplo, um índice de analfabetismo para maiores de 15 anos, de 15,7% de sua população (IBGE, 2021), acima da média nacional de 6,6%. Alguns índices educacionais da educação básica também estão abaixo da média nacional, como IDEB de 4,2 para os anos iniciais do ensino fundamental e de 4,1 para os anos finais do ensino fundamental, ante as médias nacionais de 5,8 e 5,1 respectivamente.

Nesse sentido, a BC alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), busca por meio dessa ação proporcionar uma educação de qualidade em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Abraão Simão Jatene. Para isso, a campanha de arrecadação e doação de livros, busca especialmente literatura infanto-juvenil, que possam enriquecer o acervo da Sala de Leitura Clarice Lispector. Essa sala foi criada recentemente pela professora Gilma Guimarães Lisboa, que percebeu a importância de oferecer um espaço adequado para a leitura e o aprendizado dos aproximados 720 alunos, crianças e adolescentes, que frequentam a escola.

Os interessados em participar podem doar livros novos ou usados, desde que estejam em bom estado de conservação. Eles podem ser entregues na caixa da campanha, localizada no hall de entrada da BC/UFPA, até o dia 30 de julho de 2023. Além disso, os usuários que possuem suspensões de até 30 dias podem retirá-las mediante a doação de um livro.

A campanha aceita livros de literatura, literatura infanto-juvenil, didáticos, paradidáticos, revistas em quadrinhos, jogos educativos, entre outros. A iniciativa faz parte do projeto Semeadores de Leitura, que busca promover o acesso à leitura e à informação nas comunidades atendidas pela UFPA.

Participe dessa ação solidária e contribua para semear leitura em Cametá!