Biblioteca Central realiza evento para recepção aos calouros

Foi realizado nesta quinta-feira, 12 de abril, o evento de recepção e orientação da Biblioteca Central da UFPA aos calouros de 2018. O ciclo de palestras aconteceu no auditório do ICJ e no auditório da Biblioteca Central e teve como objetivo de orientar e informar sobre os serviços fornecidos pelas bibliotecas da UFPA, direitos autorais e metodologia da pesquisa científica, com a participação de professores da Faculdade de Biblioteconomia e servidores do SIBI.

Entre os palestrantes, estava o professor da Faculdade de Biblioteconomia, Lucivaldo Barros, que ministrou sobre os direitos autorais e plágio na internet, segundo ele “A iniciativa da BC-UFPA faz lembrar que na Antiguidade os usuários iam até a Biblioteca beber na fonte mais genuína da informação até hoje inventada. A  BC-UFPA dá sinais claros que está conectada com o mundo contemporâneo e com a sociedade do conhecimento, além de ir ao encontro dos anseios e das necessidades informacionais do usuário. Fiquei feliz pelo convite e pelo tema desafiador e atual e vi o interesse muito grande pela atenção de todos. As perguntas e o interesse demonstram a relevância e acerto pela escolha do tema, essencial à consolidação da Ciência e respeito ético aos Direitos Autorais que cabe a cada estudioso.” conclui.

Para o participante Cristiano Cardoso, aluno de Biblioteconomia, “O evento foi uma iniciativa muito boa da Biblioteca Central para que os alunos conheçam e se localizem na Universidade, assim como a importância da Biblioteca, o que ela oferece, o que pode fazer por nós graduandos, a palestra sobre a orientação e elaboração de trabalhos acadêmicos é importantíssima por ser um tema sempre atual.” afirma.

As palestras aconteceram pela manhã e pela tarde, com variados temas que iniciaram com a fala de boas-vindas da diretora da Biblioteca Central Célia Ribeiro e foi uma oportunidade para discutir a pesquisa científica e o aprendizado da metodologia pelos calouros que participaram, para a palestrante de Elaboração de Trabalhos Acadêmicos, Ana Cristina Alencar, Bibliotecária do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza “o tempo muda, entram novos alunos, saem outros, mas o tema continua importante para os graduandos, então a iniciativa da Biblioteca Central é importantíssima para a comunidade acadêmica”. Para ela, os alunos demonstram cada vez mais interesse pelo tema “é interessante observar uma maior participação dos alunos nas palestras e cursos sobre trabalhos acadêmicos, isso demonstra o interesse deles sobre o assunto.” finaliza.