Biblioteca Central realiza I Encontro sobre Relatório Anual de Atividades do SIBI

Nesta sexta-feira, 25 de novembro, a Biblioteca Central da UFPA, por meio da Coordenadoria de Planejamento e Marketing, realizou o I Encontro sobre Relatório Anual de Atividades do SIBI.  O evento, online, objetivou orientar quanto a elaboração do relatório anual, retirar dúvidas e ser uma oportunidade de socialização entre as bibliotecas do sistema sobre o processo de prestação de contas das bibliotecas.

O Relatório Anual de Atividades de cada biblioteca do SIBI, além de dar transparência e prestar de contas com a sociedade sobre as atividades desenvolvida, subsidia o Relatório de Atividades da Biblioteca Central, o Relatório de Gestão da Universidade Federal do Pará, o Anuário Estatístico da UFPA, o UFPA em Números e a coleta de dados do Censo da Educação Superior.

Na abertura, tivemos a fala da Diretora da BC, Célia Ribeiro, que relatou a importância da elaboração do relatório anual de cada biblioteca, sendo ele um importante instrumento de planejamento para prestação de contas e registro das ações desenvolvidas no ano que auxiliam na tomada de decisão da subunidade. Na apresentação foi exposto o novo modelo do relatório 2022 e explicado todos os itens que compõe o referido documento.

“Esse encontro foi grande relevância para processo de planejamento do SIBI, pois possibilitou a interação entre as unidades. Com reuniões como essas poderemos alinhar e fortalecer o gerenciamento das bibliotecas da UFPA. A UFPA está em constante evolução na questão do planejamento estratégico e nós como parte dessa instituição, também, precisamos amadurecer e evoluir nesse aspecto”, ressalta a Coordenadora de Planejamento e Marketing da BC, Rose Lisboa.

Assim, salientamos a importância de cada biblioteca na participação desse processo de planejamento que resulta na visibilidade das metas alcançadas por meio de dados obtidos em relatórios, constituindo fonte de informação relevante da situação da unidade no ano referenciado.