Biblioteca Central Realiza Oficina Braille: Acessibilidade em Foco

Entre os dias 08 e 12 de março, foi realizada na Biblioteca Central UFPA, a oficina “Braille: acessibilidade em foco”, cujo objetivo foi promover e incentivar uma maior acessibilidade e inclusão na comunidade da UFPA, por meio da capacitação de alunos, docentes e técnicos que tivessem interesse pelo tema.

A oficina teve início no dia 08 de abril, data que se comemora o Dia Nacional do Braille, uma homenagem a José Alvares de Azevedo, responsável por trazer o sistema Braille para o Brasil, tornando-se o primeiro professor cego do país.

Participantes da oficina

Segundo os organizadores da oficina, Jordan de Souza França, aluno do curso de Ciências Sociais e Luana Pereira, aluna do curso de Letras, ambos cegos, a oficina surgiu quando eles perceberam que faltava uma discussão acerca dos assuntos que permeiam a vida dos cegos.

Os organizadores ministrando a oficina

Luana Pereira destaca a importância de oficinas como essa, pois, segundo ela, algumas pessoas não acreditam ser possível que uma pessoa com visão aprenda a ler em braille; um paradigma que, por meio do desempenho dos alunos na oficina, ficou comprovado ser falso. “A gente viu que no decorrer das aulas que os alunos ficaram surpreendidos, porque é um conhecimento que eles desconheciam, eles não sabiam ser possível fazer tudo isso em braille”, afirmou Luana.

Segundo Jordan França, em apenas uma semana de oficina foi possível que os alunos aprendessem a identificar letras e transcrever algumas palavras em Braille. “A turma é muito boa, pessoas que realmente estão tendo interesse em aprender o Braille – uma ferramenta de suma importância na vida de uma pessoa com deficiência visual”, disse Jordan.

Para Cecília Abrahão, estudante de biblioteconomia, a oficina “Braille Acessibilidade em Foco” representou um marco muito importante para a comunidade acadêmica da UFPA, por ter dado o início a uma temática que é tão pouco abordada no âmbito universitário. “Infelizmente essa oficina que a gente está tendo aqui é algo novo, eu nunca tinha visto algo parecido em outro lugar. Foi uma oportunidade única de conhecer algo que é muito importante para a sociedade, pois eu acredito que seja uma obrigação promover a acessibilidade”, encerrou Cecília.

Participante aprendendo o numeral Braille

O Espaço Braille, da Biblioteca Central da UFPA, é um local que, desde 1996, desenvolve e presta serviços voltados para o atendimento de pessoas cegas pertencentes à comunidade acadêmica e em geral. A seção Braille se localiza na BC, atualmente, próximo ao Espaço Amazônia e dispõe de equipamentos como: computadores com os sistemas DOSVOX e NVDA, impressora braille, lupas manuais e eletrônicas com acessibilidade livre para esse público específico, sendo instrumentos importantes para a autonomia dos deficientes visuais. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Fotos:

Elielson Almeida e Sofia Pinto/ Bolsistas da Biblioteca Central da UFPA