Biblioteca Central realizou capacitação sobre Pergamum – Módulo de aquisição

A Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará, realizou no período de   06 a 10 de dezembro o curso de capacitação “Pergamum – Módulo Aquisição”. O evento ocorreu na modalidade online e teve como facilitador o Cirineo Zenere, Bibliotecário de Sistemas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O público-alvo da capacitação foram os bibliotecários que compõem o Sistema de Bibliotecas da UFPA.

O evento teve como objetivo capacitar esses profissionais na identificação e efetivo controle de seleção e aquisição de materiais bibliográficos das 37 bibliotecas que compõe o SIBI/UFPA, visto que a aquisição de materiais bibliográficos (físicos ou digitais) é uma atividade essencial para manter a atualização do acervo e seu crescimento, para atender as necessidades informacionais de toda comunidade acadêmica da UFPA.

Por ser uma atividade que  envolve compras, é importante manter acompanhado e registrado a criação e o controle de trâmites de alguns de documentos administrativos (notas fiscais, listagem de compra, cotação, contrato e etc.) para dar suporte e segurança no momento dos registros das etapas da licitação/pregão que definem a compra final feita aos fornecedores de material bibliográfico para a UFPA”, ressalta  a Coordenadora de Desenvolvimento de Coleções, Camilla Martins.

O treinamento, previsto no Plano de Desenvolvimento de Pessoal (PDP) da BC 2021, abordou como compreender o processo de seleção e aquisição de materiais bibliográficos (registrado no sistema), identificando os procedimentos para aquisição desses materiais, incluindo desde sugestões de compras (pré-catalogação), pedidos, registros das informações referentes a preços, prazos, controle dos fornecedores, controle orçamentário até a chegada dos pedidos com a criação dos acervos e exemplares, visando dar celeridade nos processos destinados à contratação dos fornecedores.