Biblioteca Central recebe novos equipamentos para a Seção Braille

Aconteceu nesta terça-feira, 10 de abril, a reunião que celebrou a entrega de novos equipamentos para a Seção Braille da Biblioteca Central da UFPA, realizada pela Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST/UFPA) através do superintendente Prof. José Maia Bezerra Neto e da coordenadora da CoAcess Profª. Arlete Marinho Gonçalves.

A concessão desses materiais possui o objetivo de contribuir para a melhoria dos serviços ofertados aos usuários que utilizam o espaço da Seção Braille. Para a diretora da Biblioteca Central, Célia Ribeiro, o ato é importante pois demonstra a contribuição da gestão dos professores Emmanuel Tourinho e Gilmar Silva à Biblioteca Central com atenção especial aos alunos com deficiência visual.

Foram recebidos regletes de mesa, punção, impressora braille, teclado adaptado ao braille e teclado colmeia, além de lupa A4 e guia de assinatura. Segundo a Bibliotecária Cesarina Raiol, responsável pelo espaço, o recebimento desses equipamentos é importante para os alunos que frequentam a seção, no caso do teclado braille, ele é essencial para quem está aprendendo o sistema, no caso da impressora braille, seu uso agilizará o dia a dia dos alunos que precisam imprimir materiais.

A reunião aconteceu na semana de comemoração do Dia Nacional do Sistema Braille (08/04), o dia homenageia o brasileiro José Álvares de Azevedo patrono da educação de cegos no Brasil. O Espaço Braille da BC/UFPA é um local voltado para o atendimento de pessoas com deficiência visual pertencentes à comunidade acadêmica e em geral. A seção Braille se localiza na Biblioteca Central próximo ao Espaço Amazônia e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.