Bblioteca Central receberá sistema eletrônico de editoração.

Nesta segunda-feira, 14, será assinada uma parceria entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com a presença do reitor da UFPA, Carlos Maneschy, do diretor do Ibict, Emir Suaden, do pró-reitor de Relações Internacionais e coordenador do Projeto UFPA 2.0, Flávio Nassar, e a coordenadora geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do Ibict, Maria Carmen Romcy de Carvalho. O evento será realizado no auditório da Biblioteca Central, a partir das 9h.

A partir do acordo, a UFPA passa a utilizar o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Seer), gerido pelo Ibict, um programa de fácil uso que permite editar revistas científicas e de divulgação. Esta ferramenta contempla ações essenciais para a automação das atividades de editoração de periódicos científicos, permitindo uma melhoria na avaliação da qualidade da publicação e uma maior rapidez no fluxo das informações.

Para a diretora da Biblioteca Central (BC) da UFPA, professora Graça Pena, o uso do Seer pela UFPA proporcionará uma mudança de paradigma. “Este sistema será um novo canal para professores e alunos publicarem seus trabalhos científicos. Sem dúvida, será um grande avanço em se tratando de editoração de publicações aqui, na UFPA”, afirma a diretora, que ressalta, ainda, que a Universidade disseminará o conhecimento científico para toda a Amazônia, com o uso do sistema.

O pró-reitor Flávio Nassar explica que o Seer pode ser utilizado para editoração de revistas científicas, assim como para outros tipos de publicação. Segundo Nassar, a partir da assinatura do convênio com o Ibict, a Biblioteca Central da UFPA passa a ser a disseminadora desta nova tecnologia de editoração na Região Amazônica. “Se uma Universidade do Norte, seja pública, seja particular, quiser utilizar o Sistema, em vez de ir buscar o treinamento no Ibict, pode realizá-lo na UFPA, na Biblioteca Central”, explica o pró-reitor.

Portal UFPA 2.0 – O Portal 2.0, cujo coordenador é o pró-reitor Flavio Nassar, será um canal para a divulgação das publicações feitas a partir do novo Sistema de Editoração. O Portal ainda está em fase de construção, mas tem como objetivo, no futuro, oportunizar a utilização do Seer para produção de qualquer tipo de revista, como as de divulgação científica ou cultural. “Queremos difundir esta tecnologia para que alunos e professores possam criar uma espécie de ‘cultura da publicação’ e possam publicar e difundir seus trabalhos”, sintetiza.

Programação – Na segunda, a programação começa às 9h. Neste momento, o Seer será apresentado ao público, no auditório da Biblioteca Central. Às 11h30, será celebrado o Acordo de Cooperação entre a UFPA e o Ibict, pelo reitor Carlos Maneschy e o diretor do Ibict, Emir Suaden. Ao final da cerimônia de assinatura, será servido um coquetel.

Serviço

Assinatura do Acordo de Cooperação entre a UFPA e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
Dia: 14 de maio (segunda-feira)
Hora: a partir das 9h
Local: Auditório da Biblioteca Central, no Campus Básico da UFPA.
Evento aberto à comunidade universitária.
Para mais informações sobre o sistema, acesse o Portal do Ibict.

Texto: Helder Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes