Biblioteca do ILC será integrada ao sistema Pergamum.

A partir do dia 02 de fevereiro de 2013, a Biblioteca Albeniza Chaves, do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA, integrará seus serviços de empréstimo e devolução ao sistema Pergamum. A Rede é composta pelas instituições usuárias do software Pergamum – Sistema Integrado de Bibliotecas, tendo por finalidade melhorar a qualidade global dos serviços dos usuários, promover a cooperação no tratamento da informação e o compartilhamento de recursos de informação.

O Pergamum é um sistema informatizado de gerenciamento de dados, direcionado não apenas para Bibliotecas, mas também aos diversos tipos de centros de informação. Este software é desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e originou-se de um trabalho final de graduação. O sistema contempla diversas atividades do fazer de uma Biblioteca, entre elas está o empréstimo e devolução que são feitos via esse sistema e não mais em fichas de usuários feitas de papel, como nos primórdios.

Segundo Rejane Pimentel Coelho Santos, coordenadora da Biblioteca do ILC, “a partir de agora será feito o cadastramento dos usuários no sistema e este deve ficar atento, porque, ao atingir sua cota de empréstimo de livros na Biblioteca Central da UFPA, ou em outra que esteja integrada a esse mesmo sistema, não poderá mais emprestar na Biblioteca do ILC, a não ser que devolva as obras”. Fazem parte do sistema Pergamum aqui na Região Norte a Arquidiocese de Belém – Centro Cultural de Formação Cristã, a Associação Instituto Tecnológico Vale, a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, o Instituto Federal do Pará, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – PA, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, a Universidade do Estado do Pará e a Universidade Federal do Pará.

Fonte: Assessoria de Comunicação do ILC.