Bibliotecária da Biblioteca Central Compõe o Quadro de Novos Membros do Grupo de Trabalho do Portal de Periódicos da CAPES

Na foto Maria de Lourdes Cunha da Costa, bibliotecária da BIblioteca Central da UFPA

A bibliotecária Maria de Lourdes Cunha da Costa, que atua, desde 2012, como bibliotecária helpdesk na Região Norte do Portal de Periódicos da CAPES – desempenhando atividades de atendimento às instituições e aos usuários do Portal – e também exerce, atualmente, a função de chefe da Seção de Periódicos da Biblioteca Central da UFPA passou a compor, a partir de setembro de 2019, o Grupo de Trabalho (GT) do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP) do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para acompanhar o trabalho no período de 2019 a 2021.

O GT do Portal de Periódicos da CAPES foi  criado em abril de 2015 mediante a necessidade de avaliação qualitativa e quantitativa da coleção disponível na biblioteca virtual do portal. Além da análise recorrente do acervo, o GT é responsável por subsidiar o conselho consultivo do PAAP com estudos específicos e informações necessárias para a tomada de decisão do comitê.

Os atuais membros do GT, designados pela portaria n° 218, de 16 de setembro de 2019, para acompanhar o trabalho no período de 2019 a 2021 somam ao todo 7 pessoas no Brasil inteiro, sendo a bibliotecária Maria de Lourdes Cunha da Costa, da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará, a única representante da região norte. As outras instituições que fazem parte do GT são: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade de São Paulo (USP).

Outras atribuições dos membros nomeados para compor o GT são: indicação de conteúdo para fins de renovação, interrupção ou substituição; elaboração de notas técnicas relativas às avaliações; realização de priorizações do conteúdo avaliado; e análise do conteúdo ofertado à CAPES pelos editores científicos.

Cabe lembrar que o Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e oferece às instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica nacional e internacional e tem como objetivo fortalecer os programas de pós-graduação do país promovendo o acesso imediato à informação científica e tecnológica atualizada. O portal tem como publico alvo: professores, pesquisadores e alunos de instituições de ensino superior e de pesquisa do país.