BIBLIOTECÁRIAS DA UFPA RECEBEM HOMENAGENS DA CAPES

913
views

Duas bibliotecárias da Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal do Pará foram homenageadas na comemoração do aniversário de 10 anos do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

Albirene Aires e Carmecy Muniz foram reconhecidas pelo trabalho de uma década como help desk’s,  cujo papel é prestar informações sobre o uso do Portal de Periódicos, o acesso às bases de dados e aos recursos de pesquisa que oferece; divulgar as atualizações; esclarecer dúvidas e receber sugestões dos usuários das instituições de ensino superior e de pesquisa da Região Norte.

“A sensação de ser homenageada pela Capes é indescritível”, diz Albirene. “Sinto-me honrada em contribuir para a ciência por meio da orientação e do ensino. É muito gratificante essa profissão, que ajuda a colocar a UFPA no cenário nacional.”

Para Carmecy, a homenagem é uma maneira de mostrar a importância dos serviços de help desk. “Eu me sinto lisonjeadíssima! É a compensação e o reconhecimento pelo trabalho que nós realizamos, há 10 anos, na UFPA, ajudando pessoas de toda a Amazônia.”

 

Segundo Maria das Graças Pena, diretora da BC, o desafio de sediar o help desk da Região Norte, na Biblioteca Central da UFPA, aconteceu em 2000, por ocasião da assinatura do consórcio nacional entre a Capes e os editores internacionais.

 

O help desk é um serviço on line recomendado pela Capes e atende 18 instituições do Norte do país.

Foto: Divulgação/Capes  Texto: Graça Pena