Campanha: a ciência e a biblioteca no Natal da ilha

A Biblioteca Benedicto Monteiro do Campus Ananindeua da Universidade Federal do Pará lançou a campanha A ciência e a biblioteca no Natal da ilha, que visa arrecadar livros e material escolar, para serem doados às crianças da Ilha de Cotijuba inseridas no ambiente escolar.

A campanha trata-se de uma ação de extensão da biblioteca, relacionada ao acesso ao livro e incentivo à leitura, a ser desenvolvida no âmbito do projeto Ciência na Ilha 2022, que nesta edição, ocorrerá na Ilha de Cotijuba (Belém-PA), nos dias 1 e 2 de dezembro.

A ação visa atender aproximadamente 300 crianças e contará com atividades voltadas principalmente para o público infantojuvenil com atividades como a hora do conto, arvoreteca e o presente de Natal.

A hora do conto ocorrerá através da narração, leitura e dramatização de histórias, por meio da utilização do livro como um dos caminhos para explorar o imaginário e melhorar a cognição de crianças e jovens, no contato com as histórias em momentos de descontração, na criação de ambientes e atividades que podem enriquecer o aprendizado.

arvoreteca trabalhará com a escolha e aproximação física do usuário com o livro a partir do olhar, do toque e do folhear, processos que são fundamentais para preencher ausências do manuseio dos livros ao cidadão comum, por exemplo, de comunidades distantes e de difícil acesso.

E por fim, o presente de Natal, encerrando a ação  com a entrega dos materiais recebidos (livros de literatura infantojuvenil e kits de material escolar) para as crianças locais.

As três ações objetivam mudar a concepção de objeto de difícil acesso propondo o livro enquanto objeto de desejo.

Para participar basta entregar os itens em um dos postos de arrecadação da campanha, no período de 12 de agosto a 11 de novembro de 2022.

Quaisquer dúvidas ou informações adicionais relacionadas a campanha podem ser direcionadas ao e-mail bbca@ufpa.br.