Como identificar Fake News

Fake news, ou notícias falsas, têm se tornado um problema cada vez mais presente em nossa sociedade. Com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, a disseminação de informações incorretas ou deliberadamente enganosas tem afetado diversos aspectos da vida cotidiana, incluindo a educação e o papel das bibliotecas.

A disseminação de informações falsas pode causar danos irreparáveis, como a desconfiança nas instituições, polarização política e até mesmo riscos à saúde pública. Na educação, elas comprometem a qualidade do aprendizado ao distorcer fatos e conceitos importantes. As bibliotecas têm uma responsabilidade crucial no combate à desinformação, promovendo o acesso a fontes confiáveis e educando o público sobre como identificar notícias falsas. Cabe a nós, promover o acesso a informações confiáveis e apoiar iniciativas de alfabetização midiática. Isso inclui oferecer ferramentas e recursos que ajudem o usuário a identificar e verificar fatos, além de fomentar o debate sobre o impacto das notícias falsas na sociedade.

Pensando nisso elaboramos uma lista com as principais agências ativas atualmente no Brasil para o combate à desinformação. Quando se deparar com alguma informação falsa, utilize um dos sites a seguir para verificar a veracidade:

Aos Fatos

Aos Fatos é uma plataforma jornalística de investigação de campanhas de desinformação e de checagem de fatos. Sua produção se baseia em uma rigorosa metodologia de apuração e verificação reconhecida internacionalmente por meio de parcerias transnacionais, premiações e instituições de Estado.

Fato ou Fake

Criado pelo grupo Globo, Fato ou Fake faz a apuração de notícias falsas com uma equipe composta por jornalistas que trabalham em veículos como Época, Extra, G1, CBN, Época, Extra, TV Globo, GloboNews, Jornal O Globo e Valor Econômico. Este site é responsável por verificar notícias muito compartilhadas de assuntos gerais.

E-Farsas

Lançado em 2001, o E-Farsas é um dos sites de checagem de notícias mais antigo que foi criado. O site é responsável por avaliar boatos que são espalhados diariamente pela internet. Após a avaliação, um post é feito para que as pessoas possam ter acesso ao conteúdo.

Fake Check

O detector de Fake News Fake Check é uma plataforma que foi criada pela junção de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Diferentemente de uma agência, a plataforma utiliza aprendizagem de máquina e inteligência artificial para avaliar se um texto é verdadeiro ou falso.

Boatos.org

Criado em junho de 2013, o Boatos.org tem a intenção de prestar um serviço para o usuário da internet, compilando algumas das mentiras que são contadas online. É atualizado diariamente graças a uma equipe de jornalistas ávidos em descobrir a verdade.

Livro para ampliar a abordagem sobre o tema

ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS. Desafios e estratégias na luta contra a desinformação científica. Academia Brasileira de Ciências: Rio de Janeiro, 2024.

Faça sua parte

Verifique as informações antes de compartilhar. Indique as agências listadas nesta matéria e recomende a seus colegas, professores e familiares.

RELAÇÃO COM OS ODS DA ONU: