Como utilizar Inteligência Artificial na Elaboração de Trabalhos Acadêmicos

Parte 1

em
9991
views

Muitas plataformas baseadas em IA ganharam popularidade na internet e não demorou muito para que ferramentas, como ChatGPT e Chat Bing dominassem as rotinas acadêmicas dos estudantes. São ferramentas úteis, mas devem ser aplicadas com ressalvas, sobretudo no contexto acadêmico.
Algumas das características que impõe questionamentos em tais ferramentas são:
Muitas vezes a fonte de pesquisa não é clara e não é possível verificar o grau de confiabilidade das informações. Os chats possuem uma limitação de tempo, eles buscam por informações até 2021;
Ao gerar textos com citações, não terá variação de autores;

Isso não quer dizer que nenhuma plataforma deva ser utilizada, afinal elas ainda estão em desenvolvimento e têm a melhorar suas funcionalidades. A BC preparou uma lista de sites que utilizam a Inteligência artificial e que podem ser utilizadas para produção acadêmica.
Antes de listarmos, atenção nos seguintes tópicos:

  • Quando gerar um texto, revisá-lo e tratá-lo como rascunho. Cheque a veracidade a aplique edições no texto para que faça sentido no trabalho.
  • As ferramentas apresentadas conseguem operar no idioma português, mas por estar em desenvolvimento, recomenda-se o uso do Inglês.

Apresentando:

Research RabbitÉ uma ferramenta gratuita de análise de rede de artigos.
Nele é possível criar coleções de artigos e a partir dessa coleção, realizar análises e conexões entre autores e temas. O trabalho todo é feito por IA e cabe ao pesquisador utilizar os filtros e compreender as relações
Algumas das relações possíveis: recomendações de artigos, trabalhos do mesmo tema em anos anteriores ou anos posteriores. Para autores, é possível analisar a relação de autores na coleção, até a relação individual de autores, e conferir trabalhos escritos sobre o mesmo tema.
O motor de busca utilizado é a PubMed para Biomedicina e Ciências da Vida, e SemanticScholar para as outras áreas.
Adicionalmente é possível utilizar algumas ferramentas já conhecidas de bases de dados: como escrever comentários sobre artigos, checar lista de citações, referência, links externos e dados bibliométricos.
Recomendado para encontrar artigos e auxiliar no levantamento bibliográfico. É possível incluir artigos que você já leu na coleção, e a partir disso a IA trabalhará para fornecer as melhores recomendações e enriquecer a bibliografia.

Recomendado para encontrar artigos e auxiliar no levantamento bibliográfico. É possível incluir artigos que você já leu na coleção, e a partir disso a IA trabalhará para fornecer as melhores recomendações e enriquecer a bibliografia.

Leia aqui a parte 2: