Comunidade acadêmica participa do aniversário da Biblioteca Central

A Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal do Pará completa 54 anos neste mês e promoveu um evento comemorativo nesta segunda-feira, 19 de dezembro. A programação foi aberta a toda a comunidade acadêmica e contou com apresentação musical, lançamento de livro, palestras, treinamento para uso do Portal de Periódicos, exibição de filme e premiação.

Para a diretora da BC, Célia Ribeiro, um dos objetivos do evento é contar a história da biblioteca para estudantes e servidores que pouco sabem da trajetória da instituição. A comemoração do aniversário já acontece há alguns anos e a ideia é dar continuidade nas ações, a fim de estimular a valorização da biblioteca. “Essa data precisa ser lembrada para mostrar a importância da biblioteca para a sociedade e a comunidade acadêmica”, disse Célia.

Segundo ela, a Biblioteca Central é o local em que se concentra todo o conhecimento explícito da Universidade. “Um dos desafios para os próximos anos é a nova gestão, que é composta por novos servidores da UFPA. Nós queremos fazer uma gestão de liderança, por meio da motivação para os servidores”, destacou.

Programação – A comemoração teve início às 9h com uma abertura realizada pela diretora da biblioteca. Depois disso, o professor Sílvio Augusto Holanda, diretor da Faculdade de Letras, fez um discurso sobre o histórico da BC e sobre a importância das bibliotecas, apesar da constante evolução tecnológica. “A Biblioteca Central teve grande importância na minha formação como pesquisador. Nós precisamos enxergar a BC muito além de um local que contém diversos livros, porque ela também cumpre um papel muito importante na sociedade ao oferecer um ambiente calmo e tranquilo que influencia o estudo e a pesquisa”, disse.

Ainda pela manhã, foi realizada uma apresentação musical com o professor e músico Luizan Pinheiro, além do lançamento do livro Michel Foucault e a Antropologia, de autoria do professor doutor Heraldo de Cristo. Durante a tarde, houve duas palestras: “Entre o livro e a pintura: os 400 anos de Belém”, com o historiador Aldrin Figueiredo, e “História da Biblioteca Central”, com a bibliotecária e mestre Elisângela Costa. Também houve uma oficina para utilização do Portal de Periódicos Capes, com a bibliotecária Carmecy Muniz, e a exibição do documentário “Ritmos, sabores e fé: Belém 400 anos”, produzido pela TV Brasil.

O encerramento da programação foi realizado com uma premiação para os usuários que mais emprestaram livros durante o ano, com destaque para o professor Silvio Holanda, usuário há 31 anos e, durante vários deles, o docente que mais utiliza a biblioteca.

BC – A Biblioteca Central tem a missão de prover e disseminar informação à comunidade universitária de modo presencial e em meio à rede e contribuir para a formação profissional e para a cidadania. Fundada em 1962, coordena 37 bibliotecas em Belém e nos campi de Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Marabá I e II, Santarém, Soure e Tucuruí. Além disso, a Instituição dispõe de mais 177 mil títulos, o que a configura como a maior da Região Norte.

Confira as fotos do evento:

Pronunciamento da Diretora da Biblioteca Central, Célia Ribeiro

O Professor Doutor Sílvio Augusto Holanda é, dentre todos da instituição, o usuário que mais emprestou livros das bibliotecas da UFPA

Final da palestra “Entre o livro e a pintura: os 400 anos de Belém

Palestra “História da Biblioteca Central” ministrada pela Bibliotecária, Professora Mestre Elisangela Costa

Final da Palestra “História da Biblioteca Central”

Premiação de livros aos usuários que mais emprestaram livros durante o ano de 2016

Palestra “Entre o livro e a pintura: os 400 anos de Belém” ministrada pelo Professor Doutor e Historiador, Aldrin Figueiredo

Lançamento do livro “Michel Foucault e a Antropologia” do Professor Doutor Heraldo de Cristo Miranda e bate-papo sobre a obra

Apresentação musical do Professor, doutor, artista, músico, poeta, escritor e compositor, Luizan pinheiro

Livro Michel Foucault e a Antropologia, lançado durante o evento