Conheça o SIBI: Biblioteca do Campus de Abaetetuba (CAAB)

Conhecida atualmente como Biblioteca Universitária do Campus de Abaetetuba (CAAB), foi inaugurada em 1987, no período de implantação do Campus, sendo instalada primeiramente em uma casa alugada cedida pela Prefeitura Municipal de Abaetetuba, onde funcionava a parte administrativa. Em 1991, o prédio próprio do Campus foi inaugurado e, então, a biblioteca foi transferida para o mesmo e no ano de 2011, foi construído um prédio para abrigar a biblioteca e o auditório central, no qual, atualmente, encontra-se localizada.

Entrada da Biblioteca

A Biblioteca possui um acervo de 19.163 exemplares – livros, periódicos, obras de referências, Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações, Teses, Cd’s, DVD’s – abrangendo, em sua maioria, obras nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias, Ciências Sociais, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes. Esses materiais informacionais são disponibilizados à comunidade em geral, contudo o empréstimo domiciliar restringe-se apenas aos discentes, docentes e técnicos-administrativos da UFPA que estão devidamente cadastrados na Biblioteca ou em quaisquer bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFPA (SIBI).

Acervo

Funcionando em área física de, aproximadamente, 249 m², a Biblioteca possui um ambiente climatizado, com mesas de estudo em grupo e cabines para estudos individuais, acesso à rede Wi-Fi de boa qualidade, balcão de atendimento e uma sala para o tratamento técnico das obras.

Ademais, a Biblioteca do CAAB oferece serviços de atendimento ao usuário; reservas de publicação; consulta local e empréstimo domiciliar; empréstimo entre bibliotecas; orientação sobre normalização de trabalhos acadêmicos de acordo com as normas da ABNT; pesquisa bibliográfica; treinamento de usuários; catálogo de monografias e dissertações; e disponibilização de um terminal à consulta ao catálogo online e ao Portal de Periódicos da CAPES.

Sala de Estudos

Fotos:

Edinilma Ferreira

Localização:

Campus Universitário de Abaetetuba, Rua Manoel de Abreu, s/n, Bairro Mutirão.

Horário de funcionamento:

8h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Contatos:

(91) 3201-7089 / bibabaetetuba@ufpa.br.

Bibliotecária responsável:

Luciane Silva da Silva.