Conheça o SIBI: Biblioteca do Campus de Tucuruí (CAMTUC)

Criada entre os anos de 2005 e 2007, a Biblioteca do Campus de Tucuruí pertencia ao Núcleo Universitário de Tucuruí (NUT), que ofertava inicialmente os cursos de graduação em Engenharia Elétrica e Engenharia Civil e, posteriormente, passou a ofertar também o curso de Engenharia Mecânica. Em 2007, o NUT passou à condição de Faculdade de Engenharia de Tucuruí (FET), sendo uma subunidade do Instituto de Tecnologia da UFPA. Em 19 de maio de 2009, a FET se torna oficialmente Campus Universitário de Tucuruí (CAMTUC- UFPA).

Salão de leitura

Chamada de Biblioteca do Campus de Tucuruí, a unidade possui acesso livre a discentes, docentes, técnicos administrativos e funcionários da prefeitura que estão cedidos ao Campus, e à comunidade externa, sob a condição de não realizar empréstimos, apenas consulta às obras do acervo.

Com um acervo de 2704 títulos e 6021 exemplares, formado por livros, CDs, DVDs, trabalhos de conclusão de curso, periódicos, anais de eventos, folhetos e obras de referência, é voltado para a formação em engenharia civil, mecânica, computação e sanitária e ambiental. A Biblioteca também possui serviço de acessibilidade ao público com deficiência visual por meio do acesso à Dorinateca, Biblioteca online de livros acessíveis.

Projeto Troca de Livros

Além de seus serviços básicos, a biblioteca também oferece inúmeros serviços e produtos, entre eles o acesso remoto ao Portal de Periódicos da Capes, alerta bibliográfico, consulta local, empréstimo de materiais informacionais, empréstimo entre as bibliotecas do SIBI/UFPA, estação de pesquisas acadêmicas, orientação sobre normalização de trabalhos acadêmicos segundo a ABNT, reserva e renovação de empréstimos online, serviço de referência virtual, treinamento de usuários, wi-fi, Guia do Usuário, Catálogo de Trabalhos de Conclusão de Curso, Biblioteca Digital de Monografias (BDM) e catálogo online.

Ademais, a unidade, entre os anos de 2016 e 2018, promoveu quatro edições do projeto “Troca de Livro”, no CAMTUC. O evento é aberto à comunidade interna e externa do campus, proporcionando aos participantes, mediante as condições preconizadas pelo regulamento, renovarem os seus acervos bibliográficos pessoais sem custo financeiro. A edição este ano, foi realizada nos dias 29 e 30 de outubro e, atendendo a pedidos,  ocorreu no hall de entrada do Campus, devido ao maior fluxo de pessoas naquele local.

Participantes escolhendo livros no evento “Troca de Livros”

Fotos:

Mayara Menezes e Markene Ferreira

Local:

Rodovia BR 422 km 13 – Canteiro de Obras UHE – Vila Permanente, Tucuruí – PA, 68464-000

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta, de 8h às 18h.

Contato:

bibliocamtu@ufpa.br/ (94) 3778-4778