Conheça o SIBI: Biblioteca do Campus Universitário do Tocantins/Cametá

1912

Criada em 1987, para dar suporte informacional aos cursos existentes no campus de Cametá, a biblioteca universitária do campus de Cametá recebeu, posteriormente, no dia 21 de fevereiro de 2008, o nome de “Biblioteca Universitária Salomão Larêdo”, em homenagem ao ilustre escritor, jornalista, advogado e poeta cametaense.

Entrada da Biblioteca Salomão Larêdo

Com uma unidade dotada de infraestrutura adequada, a Biblioteca Universitária Salomão Larêdo conta com um acervo de 5.954 títulos que compõem os 13.240 exemplares (entre livros, dissertações, tese, entre outros) que têm por abrangências obras nas áreas de Linguística e Educação, por serem áreas dos cursos mais antigos do Campus de Cametá (Letras e Pedagogia).

Acervo

Além disso, com a finalidade de promover serviços de informação em apoio aos programas de ensino, pesquisa e extensão, a Biblioteca oferece aos seus usuários – que enquadram-se em alunos de graduação, pós-graduação, PARFOR, docentes, técnico-administrativos, servidores municipais cedidos à comunidade universitária do Campus Universitário do Tocantins/Cametá e à sociedade em geral – os serviços de consulta ao acervo; Empréstimo e devolução de materiais (disponível somente à comunidade acadêmica do Campus de Cametá); Orientação bibliográfica; Acesso à internet móvel e fixa; Levantamento bibliográfico; Orientação e normalização de trabalhos acadêmicos; Serviço de Alerta Bibliográfico; Reservas de materiais; Orientação para elaboração de fichas catalográficas.

Ademais, a Biblioteca Universitária “Salomão Larêdo” oferece aos seus usuários produtos como normas da ABNT, impressas e encadernadas, para normalização de trabalhos acadêmicos; Catálogos impressos de TCC’s, Monografias, Teses, Dissertações, e outros trabalhos acadêmicos; Guia do usuário sobre as normas da biblioteca e os regulamentos para preservação do acervo; Terminais de acesso à internet; Wi-fi; Materiais bibliográficos nos formatos impressos e multimídia.

Salão de estudos

Finalmente, cabe lembrar que a Biblioteca Salomão Larêdo tem um pequeno acervo denominado de” Coleção Amazônia”, destinado à organização e preservação das obras de autores da região amazônica, assim como a participação no projeto “Multicampiartes”, em parceria Coordenadoria de Extensão do Campus de Cametá, cujo objetivo é fomentar as artes à comunidade acadêmica do Campus, através de lançamentos de livros e saraus de literatura.

Local:

Trav. Pe. Antônio Franco, 2617 – Bairro da Matinha CEP 68400-000 Cametá-PA

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta-feira, de 08:00 às 12h e 14:00 às 21h.

Contato:

ederferreira@ufpa.br / (91) 3781-1182 (Ramais: 257 e 258)

Bibliotecário responsável:

Éder Antônio Sousa Ferreira