Conheça o SIBI: Biblioteca do ICED

A Biblioteca Profª Elcy Rodrigues Lacerda, do Instituto de Ciências da Educação da UFPA (ICED/UFPA), tem seu nome em homenagem à ex-docente do Centro de Educação da UFPA que, além de sua atuação como professora, ocupou cargos de gestão auxiliando na valorização do aspecto documental do Instituto, reativando o setor de editoração e outras ações em prol da organização e preservação da informação institucional.

Hall da Biblioteca do ICED

Fundada, estima-se, na metade da década de 1980, tinha por objetivo subsidiar a oferta de cursos de pós-graduação do Instituto. Atualmente, a Biblioteca do ICED – seu acervo e salão de leitura – está disponível para toda comunidade universitária, assim como ao público externo, tendo, porém, alguns serviços destinados exclusivamente aos usuários vinculados ao Instituto.

Salão de leitura

Com um acervo com cerca de 10 mil títulosdentre livros, periódicos, obras de referência, material multimídia e monografias acadêmicasabrange os campos da Educação e Educação Física, mas inclui, também, obras de Filosofia, Ciências Sociais, Saúde, Literatura e História, principalmente, história do Pará e da Amazônia. A unidade atende, mais especificamente, aos estudantes de graduação em Pedagogia e Educação Física; estudantes de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu; aos servidores técnico-administrativos e aos docentes vinculados ao ICED.

Prédio do ICED onde localiza-se a Biblioteca

A Biblioteca dispõe de uma área de 236 m², sendo destinada aproximadamente 174 m² aos seus usuários, o que inclui o acervo de livre acesso e a área de leitura, com mesas para grupos de duas a oito pessoas e cabines individuais, tomadas elétricas e rede WiFi, oferecendo um ambiente adequado para os estudos. Oferece, também, os serviços de consulta e empréstimo de obras do acervo impresso e eletrônico, pesquisa especializada, orientação à norma de produção acadêmica e orientação à pesquisa bibliográfica. Ademais, exceto pela coleção acadêmica – que reúne a produção de monografias de conclusão de curso de graduação e especialização, mestrado e doutorado, desenvolvidas no âmbito do ICED –, todos os materiais disponíveis ao público estão registrados no sistema de gerenciamento de acervos Pergamum.

Fotos:

Biblioteca do ICED

Localização:

Instituto de Ciências da Educação (ICED) – Cidade Universitária Profº. José da Silveira Netto, Setor Profissional – Universidade Federal do Pará (UFPA) – Rua Augusto Corrêa – Guamá, Belém – PA

Horário de funcionamento:

De 8h às 20h, de segunda a sexta-feira