Qual seria local onde estariam armazenados todos os dados de cientistas e pesquisadores do mundo, ao alcance de algumas combinações numéricas? Este lugar existe e tem como objetivo identificar acadêmicos e conectá-los. O ORCID – Open Researcher and Contributor ID é um servidor digital para armazenamento de dados de autores, semelhante ao utilizado no sistema DOI para cadastro de documentos.
O uso do ORCID evita problemas como ambiguidade e semelhança entre nome pesquisadores uma vez que substitui o nome por uma combinação numérica. Por exemplo, duas pesquisadoras que se chamam Júlia Carvalho, não seriam mais confundidas em citações e outras situações, pois teriam identificadores diferentes através do ORCID. Além deste benefício, a plataforma oferece acesso a pesquisas já realizadas e em andamento dos pesquisadores registrados, de modo a melhorar a comunicação científica entre os acadêmicos.
Após realizar o primeiro cadastro na plataforma, o usuário poderá integrar seu número de registro a outras plataformas de identificação de pesquisadores como o Currículo Lattes, o Google Scholar, o DOI, dentre outros grupos. O Scielo por exemplo sugere em seu conjunto de Critérios para políticas e práticas editoriais o uso de ORCID como identificador de autores.
O cadastro é gratuito, basta acessar o site da plataforma ORCID, realizar o registro e adicionar informações sobre seu perfil. Após esta etapa é só manter o seu login atualizado e utilizar seu número de ORCID em suas atividades, resultados de pesquisa, publicações e vínculos empregatícios.
O ORCID é uma fundação sem fins lucrativos, criada em 2012, e sua forma de angariar recursos é através da filiação de organizações que pagam por taxas de assinaturas. Assim, os membros filiados recebem benefícios dentro da plataforma. Dentre esses estão o atendimento técnico personalizado, o recebimento de informativos mensalmente e participação em eventos da ORCID. Além disso, os membros podem dar sugestões de serviços para a própria diretoria da ORCID.