Encontro Regional de Repositórios Digitais

O Encontro Regional de Repositórios Digitais da Região Norte (ERRD-Norte) é um evento organizado pelo comitê regional da Região Norte, composto pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e Instituto Federal do Pará (IFPA). A organização também contará com a parceria da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA. O evento tem por objetivo promover um espaço de discussão teórica e prática acerca dos Repositórios Digitais através de palestras, relatos de experiência e de pesquisa.

A ideia da criação do encontro partiu da Reunião Técnica com os Gestores de Repositórios Digitais da Região Norte ocorrida em dezembro de 2016, na qual se discutiu sobre a necessidade da realização de eventos dessa magnitude para promover a visibilidade dos repositórios institucionais, considerando que, atualmente, o produto é imprescindível nas Instituições de Ensino Superior (IES), cujo propósito maior é justamente reunir e disseminar a produção científica e acadêmica de forma gratuita e, sobretudo, aumentar a difusão dos resultados e registro da memória institucional.

Nesse sentido, tomando os repositórios digitais como tema para produção científica, é que o evento aceitará submissão de trabalhos conforme as linhas de pesquisa determinadas por suas diretrizes, com o objetivo de instigar pesquisadores, docentes e estudantes interessados em contribuir para o desenvolvimento das pesquisas em repositórios na região. Tal submissão dar-se-á por meio de apresentação oral, com um tempo a ser determinado pela comissão gestora. As linhas de pesquisas voltadas à produção de trabalhos a serem submetidos são: Curadoria digital em repositórios digitais; Repositórios digitais: tecnologias e aplicações; Boas práticas em repositórios digitais.

Com dois dias de evento, a programação contará, em seu primeiro dia, com as palestras: Preservação Digital em Repositórios Institucionais, ministrada pelo Prof. Dr. Miguel Márdero Arellano, Tecnologista Sênior do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), e Boas Práticas em Repositórios Digitais, ministrada pela Dra. Bianca Amaro de Mello, do IBICT. No segundo dia, a palestra Repositórios Digitais: tecnologias e aplicações, ministrada pela Dra. Luana Salles, Analista em Ciência & Tecnologia da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), e a Reunião Técnica com Gestores de Repositórios Digitais da Região Norte encerrarão a programação. É válido ressaltar que durante o evento ocorrerão as apresentações dos trabalhos submetidos, exposições das instituições participantes sobre as experiências com repositórios e, posteriormente, discussões acerca das abordagens por meio de mesa redonda, assim promovendo maior interação com o público.

As inscrições serão realizadas pelo site, através do formulário de inscrição online, até do dia 07 de junho. A confirmação das inscrições será enviada 30 dias antes do evento, com a finalidade de direcionar a programação e horários aos inscritos.

O evento será realizado na UFPA, nos dias 7 e 8 de junho, no Auditório José Vicente do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) – conforme a programação oficial do evento. Serão disponibilizadas 340 vagas para a participação. A carga horária será de 12 horas, com direito a certificado.

Texto: Coordenadoria de Planejamento e Marketing
Arte: Coordenadoria de Gestão de Produtos Informacionais