Esclarecimento para Doações de Livros

A biblioteca universitária tem como finalidade gerir o conhecimento e disseminar a informação, visando apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, dando ênfase ao desenvolvimento da ciência, educação e cultura. É nesse sentido, que a informação apresenta o seu papel social relevante ao conhecimento e à comunicação que são determinantes no seu processo de disseminação e de uso, influenciando o ciclo informacional e operando mudanças.

Nessa perspectiva, considerando a estrutura em que uma biblioteca universitária se constitui, elenca-se o acervo da Biblioteca Central, que é composto de materiais informacionais apresentados em vários suportes imprescindíveis à prática acadêmica. Estes visam atender às necessidades informacionais das demandas referentes ao ensino, pesquisa e extensão dos cursos ofertados pela Universidade Federal do Pará. Porém, para isso, a formação de um acervo depende de processos meticulosos, dentre eles, destaca-se a aquisição de materiais bibliográficos, meio pelo qual é possível a criação, manutenção e atualização do conteúdo informacional em consonância com as diretrizes curriculares básicas e complementares dispostos nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC´s). Além do mais, este processo de aquisição deve possuir uma norma própria, e deve estar adequado à política de desenvolvimento de coleções da Biblioteca Central, da qual ramifica-se também as políticas de seleção, doação e descarte.

Sobre doações de obras e acervos pessoais, lança-se o olhar mais específico para as diretrizes dispostas na política que a rege, cujos materiais a serem doados devem ser condizentes com a finalidade de uma biblioteca universitária.

Ressalta-se que as “doações são uma inestimável fonte de aquisição de recursos informacionais” (VERGUEIRO, 2010, p. 75) e é nesse sentido que a política de doação se faz importante, pois esclarece aos doadores de que a biblioteca aceita doações, mas que sejam adequadas aos seus objetivos. Outrossim, é relevante salientar que as obras doadas “serão tratadas de maneira igual à dos outros materiais, passando pelos mesmos critérios de seleção” (VERGUEIRO, 2010, p. 76) também estabelecidos em uma política correspondente, sobre a qual os doadores devem estar impreterivelmente de acordo.

O processo de doação de materiais informacionais é simples quando dispõe uma política norteadora, permitindo ao doador maior esclarecimento e praticidade no procedimento. No entanto, cabe a ele, da mesma forma, ter compreensão e cautela ao decidir fazê-lo, respeitando a finalidade da unidade de informação e as diretrizes estabelecidas pelas respectivas políticas.

Para efetuar doações à Biblioteca Central, basta acessar o site da BC (https://bc.ufpa.br/), clique em Produtos e acesse Política de Doações, após a leitura, acesse o link download e clique em Termo de Doação, preencha o termo e a lista das obras a serem doadas. Entregue as obras no setor de Intercâmbio, localizado na Coordenadoria de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca Central, acompanhados do termo e de sua respectiva listagem. O serviço de recebimento de doações funciona de 2ª a 6ª feira, das 8H às 20H.

Texto e imagem: Felipe Assunção