Escola de Aplicação da UFPA lança caderno de exercícios para o Enem

A publicação apresenta um conjunto de 670 questões gabaritadas, mais 15 propostas de redação e foi editada pela Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância (EditAEDI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Participaram da elaboração do livro 20 professores e 4 estagiários.

A obra foi organizada de forma coletiva, a partir da iniciativa da Coordenação do Ensino Médio e dos professores do terceiro ano e pretende incentivar os estudantes a refletir e acompanhar o nível de desenvolvimento intelectual que cada um vem acumulando ao longo de sua formação escolar.

“Essa iniciativa expressa o nosso compromisso em prepará-los para os desafios que a sociedade do conhecimento coloca a cada cidadão no momento atual”, afirmou o professor doutor Mário Benjamin Dias, diretor-adjunto da Escola de Aplicação da UFPA.

A Coletânea de Exercícios do ENEM articula áreas de conhecimentos, como Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática e os componentes curriculares da Educação Básica à proposta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) ao avaliar o desempenho do estudante brasileiro da última série da Educação Básica.

Para Izabele Santos das Chagas, aluna do terceiro ano que pretende cursar Biologia, o vestibular costuma causar vários sentimentos, entre eles, medo, ansiedade e esperança. Atualmente, a palavra vestibular foi substituída por ENEM e o caderno de exercícios “ajuda o vestibulando a  treinar as suas próprias habilidades e competências e verificar qual sua maior deficiência e tentar corrigi-la, para ficar mais preparado”, afirmou.

A média de aprovação do ensino médio passou de 41%, em 2014, para 60%, em 2015. A Escola de Aplicação ficou na posição 49º no Estado, incluindo escolas públicas e privadas, e em 2º lugar, considerando apenas as escolas públicas, com média de 542,7 no ranking do ENEM 2015. Esta melhora e boa colocação, de acordo com o coordenador de Ensino Médio da Escola de Aplicação, Edilson Neri Junior, está ligada ao interesse dos alunos e também à forma como os assuntos são apresentados. “Tivemos a oportunidade de sistematizar, de maneira clara, os conteúdos. Esperamos que A Coletânea de Exercícios do ENEM ajude nossos alunos na caminhada para ingressar em uma Universidade”, explicou.

Escola De Aplicação –  Anteriormente, nomeada de Núcleo Pedagógico Integrado (NPI), tem como finalidade atuar como campo de estágios, visando à produção, sistematização e socialização do conhecimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, configurando-se como espaço de formação profissional, inovação pedagógica, que atua em níveis e modalidades de educação e ensino da Educação Básica.

Enem – Foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade. A partir de 2009, passou a ser utilizado, também, como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. Foram implementadas mudanças no Exame, as quais contribuem para a democratização das oportunidades de acesso às vagas oferecidas por Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), para a mobilidade acadêmica e para a indução à reestruturação dos currículos do ensino médio.

Acesse A Coletânea de Exercícios do ENEM aqui.

Texto Fonte/Foto: Portal UFPA