Faculdade de Biblioteconomia realizará mesa-redonda sobre acesso à pesquisa e à leitura

A Faculdade de Biblioteconomia (ICSA – UFPA) realizará na próxima terça (24) das 14h às 18h, mesa-redonda com o tema “Desafios da Gestão da Informação em Bibliotecas Escolares” que visa discutir a respeito do acesso à pesquisa e à leitura em escolas públicas de Belém e abordará problemas os quais as bibliotecas escolares vêm enfrentando, segundo estudo recente realizado em 19 bibliotecas do município. O evento será realizado no auditório do Programa de Pós-Graduação em Geofísica (Campus básico).

A mesa-redonda é parte da atividade de encerramento do 2° período letivo/2015 da disciplina Gestão de Unidades de Informação II e Prática em Gestão de Unidades de Informação e contará com a participação de professores da Faculdade de Biblioteconomia, da Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Siebe), Arilene Piedade, e da bibliotecária responsável pela Biblioteca da Escola Madre Zarife Sales, no Guamá, Graça Fadul, que discutirão experiências profissionais com os estudantes.

O evento é voltado especificamente para estudantes de Biblioteconomia. Durante a mesa-redonda, serão apresentados os resultados de uma pesquisa feita em 19 bibliotecas escolares de Belém. A ideia seguinte é reunir com agentes públicos (Estado e Município) e ampliar a discussão, com vistas à implementação de ações conjuntas que possam corrigir falhas nos modelos de gestão de bibliotecas escolares.

Papel social – Para o coordenador do evento, professor Williams Pinheiro, a discussão sobre o acesso à pesquisa e à leitura nas escolas é fundamental para que estudantes do ensino básico possam obter melhores resultados em seus rendimentos escolares e, nesse sentido, a biblioteca, quando possuidora de estrutura adequada às suas necessidades, pode exercer importante papel social. “O tema é estratégico, sob a ótica de uma eficiente gestão escolar, ao mesmo tempo em que é necessária e urgente sua discussão, principalmente quando o público-alvo é composto por futuros bibliotecários, para que resta também enfrentar esse grande desafio”.

O professor afirma, ainda, que, “em outubro de 2010, foi promulgada a Lei 12.244, a qual, entre outras orientações, determina que toda escola tenha uma biblioteca e esta deve estar sob a responsabilidade administrativa de um bibliotecário. No entanto, após 5 anos de sua promulgação, muito pouco se tem avançado no que diz respeito ao seu eficaz cumprimento”, completa Williams.

Regulamentação – A lei a que o professor se refere é a Lei nº 12.244, que regulamenta a universalização das bibliotecas escolares e estabelece que todas as escolas do País tenham uma biblioteca, com um acervo equivalente a, no mínimo, um livro para cada aluno matriculado.

Realidade – Para Williams Pinheiro, o evento é fruto do empenho dos estudantes que foram a campo conhecer a realidade de 19 bibliotecas escolares da rede pública e privada, tornando o aprendizado realista sobre fenômenos que ocorrem fora das paredes da sala de aula. “É nossa missão como professor trazer temas dessa natureza para serem discutidos na faculdade. Essa realidade precisar ser melhor debatida e compreendida em sala de aula, numa ótica em que prevaleça a boa gestão. Para os discentes, está valendo como uma experiência muito positiva”, conclui o professor.

Serviço:
Mesa-redonda “Desafios da Gestão da Informação em bibliotecas escolares”.

Data: 24 de novembro de 2015 Hora: 14h às 18h.

Texto extraído do site Portal UFPA.