Ferramentas para Estudos: App de Notas

Parte 3

em
283
views

As ferramentas tecnológicas são cada vez mais indispensáveis para o estudo, pois facilitam o acesso à informação, a comunicação e a organização. Com elas, é possível pesquisar conteúdos diversos, interagir com professores e colegas, criar e compartilhar materiais didáticos, acompanhar o progresso e o desempenho, entre outras vantagens. Além disso, essas ferramentas estimulam o desenvolvimento de habilidades como criatividade, pensamento crítico, colaboração e autonomia, que são essenciais para o aprendizado da UFPA.

Uma forma de melhorar o desempenho nos estudos é usar aplicativos que ajudam na organização, no foco e na revisão do conteúdo. A Biblioteca selecionou alguns aplicativos que podem ser úteis para os estudantes que querem aproveitar melhor o tempo e o aprendizado. Lembramos que cada estudante tem suas preferências e necessidades, e que o sucesso nos estudos depende mais do esforço e do planejamento do que dos softwares. Os aplicativos que escolhemos são fáceis de usar e podem se encaixar na rotina dos estudantes, e também dos professores.

Pensando nisso a BC elaborou uma série de matérias recomendando algumas ferramentas úteis. Na matéria de hoje falaremos sobre App de Notas.

App de Notas

Se você pretende: fazer notas rápidas com seu celular, tablet ou computador e utilizá-las como um caderno virtual.

Aplicativos de notas são programas que permitem criar, editar e organizar anotações digitais. Eles podem ser usados para diversos fins, como armazenar informações pessoais, profissionais, acadêmicas ou criativas. Alguns exemplos de aplicativos de notas são Evernote, OneNote e GoodNotes, que oferecem recursos como sincronização em nuvem, formatação de texto, anexos de arquivos, marcações, desenhos digitais, compartilhamento e colaboração, entre outros.

Estes aplicativos são úteis para criar anotações sobre temas que você ainda está aprendendo, resenha sobre livros ou artigos, desenhos (estudantes de engenharia, arquitetura, ciências biológicas e ciências da saúde, vocês vão adorar!), e até lembretes. Estruturado conforme suas necessidades.

Aplicativos de notas digitais são mais simplificados que Notion, por exemplo, o que não impede de se tornar o aplicativo principal na vida de um estudante. Estes aplicativos também são os que mais se aproximam de cadernos e fichários físicos, facilitando a inclusão na rotina de estudos.

Alguns aplicativos de notas que recomendamos:

Evernote: https://evernote.com/pt-br

Onenote: https://www.onenote.com

GoodNotes: https://www.goodnotes.com/