Ferramentas para Estudos: Zotero

Parte 4

em
363
views

As ferramentas tecnológicas são cada vez mais indispensáveis para o estudo, pois facilitam o acesso à informação, a comunicação e a organização. Com elas, é possível pesquisar conteúdos diversos, interagir com professores e colegas, criar e compartilhar materiais didáticos, acompanhar o progresso e o desempenho, entre outras vantagens. Além disso, essas ferramentas estimulam o desenvolvimento de habilidades como criatividade, pensamento crítico, colaboração e autonomia, que são essenciais para o aprendizado da UFPA.

Uma forma de melhorar o desempenho nos estudos é usar aplicativos que ajudam na organização, no foco e na revisão do conteúdo. A Biblioteca selecionou alguns aplicativos que podem ser úteis para os estudantes que querem aproveitar melhor o tempo e o aprendizado. Lembramos que cada estudante tem suas preferências e necessidades, e que o sucesso nos estudos depende mais do esforço e do planejamento do que dos softwares. Os aplicativos que escolhemos são fáceis de usar e podem se encaixar na rotina dos estudantes, e também dos professores.

Pensando nisso a BC elaborou uma série de matérias recomendando algumas ferramentas úteis. Na matéria de hoje falaremos do Zotero.

Zotero

Se você pretende: coletar e organizar suas referências para utiliza-las futuramente para produção científica ou estudos.

Zotero é um aplicativo gratuito e fácil de usar que ajuda você a coletar, organizar, anotar, citar e compartilhar pesquisas da web. Você pode criar referências e bibliografias para qualquer editor de texto e sincronizar seus dados entre dispositivos e plataformas. Também permite que você colabore com colegas, distribua materiais para alunos ou construa uma bibliografia coletiva. Zotero é uma ferramenta poderosa para os estudos em trabalhos acadêmicos.

Para utilizar esta ferramenta, você precisa baixar o aplicativo para Windows, Mac ou Linux no site https://www.zotero.org/download/ e instalar o conector do Zotero para o seu navegador preferido. O conector do Zotero detecta automaticamente o conteúdo que você navega na web e permite que você salve no Zotero com um único clique. Você também pode instalar plugins de terceiros para aumentar a produtividade do Zotero. Você pode ver a lista de plugins disponíveis em https://www.zotero.org/support/plugins.

Depois de instalar o Zotero e o conector, você pode começar a coletar as fontes de pesquisa que você encontrar na web. Por exemplo, se você acessar um artigo através do Portal de periódicos Capes, verá um ícone do Zotero na barra de endereço do seu navegador. Clicando nesse ícone, você salva o artigo no Zotero com todas as informações bibliográficas. Você também pode salvar notícias, livros, vídeos e outros tipos de conteúdo.

No aplicativo do Zotero, você pode organizar suas fontes de pesquisa da maneira que quiser. Você pode classificar os itens em coleções e marcá-los com palavras-chave. Ou criar pesquisas salvas que se preenchem automaticamente com materiais relevantes conforme você trabalha. Você também pode anotar, destacar e adicionar notas aos itens salvos.

Quando você precisar citar as fontes de pesquisa em seu trabalho, o Zotero facilita a sua vida e cria instantaneamente a Referência para qualquer editor de texto e diretamente dentro do Word, LibreOffice e Google Docs. Com suporte para mais de 10 mil estilos de citação. Na UFPA utiliza-se geralmente ABNT, mas a depender do curso, talvez você utilize APA ou Vancouver.

Zotero é um aplicativo essencial para quem faz pesquisa na web e ajuda você a gerenciar suas fontes, citá-las corretamente e colaborar com outras pessoas. Para saber mais sobre como utilizar o Zotero, veja esta seleção de vídeos que selecionamos para te auxiliar com os primeiros passos:

Curso de Zotero – Vídeoaula 1: Introdução

Curso de Zotero – Vídeoaula 2: Instalando e configurando o Zotero

Curso de Zotero – Vídeo aula 3: Importando artigos das bases de dados e fontes de informação

Curso de Zotero – Vídeoaula 4: Utilizando a varinha mágica e aproveitando meus PDFs antigos

Curso de Zotero – Vídeoaula 5: Fazendo a entrada manual de metadados no Zotero

Curso de Zotero – Vídeoaula 6: Organizando as coleções e removendo duplicidades

Curso de Zotero – Vídeoaula 7: Fazendo a escrita acadêmica usando o Zotero

Curso de Zotero – Vídeoaula 8: Fazendo o fichamento de documentos utilizando as notas do Zotero