Homenagem póstuma à bibliotecária Ana Maria Cruz

Ana Maria Pereira Gomes da Cruz, bibliotecária que se dedicou ao serviço público realizando uma contribuição ímpar no desenvolvimento do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Pará (UFPA) ao longo de 38 anos, onde desempenhou suas atividades laborais na Biblioteca Central. Fez parte da primeira equipe técnica de bibliotecários a receber treinamento na PUC-PR para implantação do Sistema Pergamum na UFPA e desde 2009, coordenava o Setor de Processamento de Material Informacional quando seu trabalho foi interrompido pelo destino de forma precoce.

Há um mês, o Sistema de Bibliotecas da UFPA perdeu não só uma servidora exemplar, mas uma amiga, sempre disposta a repassar seus conhecimentos. Cortês, receptiva, solidária e afetuosa, são alguns dos adjetivos atribuídos por colegas de trabalho. Sua admissão em 14 de fevereiro de 1980 nos deu uma profissional competente, íntegra e comprometida com os princípios e valores da universidade.

Conforme o local que trabalhamos e a função que exercemos, temos a nítida impressão de que nosso ofício pode ser comparado a uma gota d’água na imensidão do mar. Percorremos juntos um percurso longo e entre nós ficará para sempre a lembrança de nossas lutas e vitórias. Além disso, dentro do coração se manterá a certeza de que um ajudou no crescimento do outro colega.  E o que seria de nós se não fossem nossos colegas de trabalho, com quem podemos partilhar nossas dificuldades e nos entenderão profundamente, pois conhecem nossos dilemas mais do que ninguém.

“Estar com você, Ana Maria, diariamente foi uma experiência maravilhosa, guardaremos histórias engraçadas e momentos únicos de companheirismo. Lembraremos todas as vitórias que conseguimos juntos. Temperamentos e ideias, que geram divergências sempre haverá, a vida nos reserva sempre boas surpresas e conviver com você foi uma delas. Claro que trabalhamos muito também, mas rimos muito, e podemos sem sombra de dúvida, agradecer muito ao Criador pela convivência. Sempre haverá um novo dia e, com Ele a vida nos proporciona uma nova oportunidade para melhorarmos as coisas e as tornarmos melhores, e, por isso, temos que aproveitar todas as oportunidades que são concedidas. Sentimos uma profunda admiração por você Aninha ou Dinda (para os colegas de trabalho). E uma imensa gratidão pelo legado deixado a esta instituição.”

A Biblioteca Central deve muito ao trabalho e amizade dedicados por Ana Maria Pereira Gomes da Cruz durante tantos anos, e hoje, expressamos nossa imensa gratidão.

Amigos e colegas do Sistema de Bibliotecas da UFPA