Inauguração do novo Espaço Braille da Biblioteca Central

A Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann é um espaço de diversidade e inclusão social que visa subsidiar a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o público geral em suas demandas informacionais. Dessa forma, pensando no seu papel social, a Biblioteca Central vem há cerca de três décadas somando esforços para a inclusão dos usuários com deficiência visual no âmbito universitário, visando a garantia de um ensino igualitário. Foi a partir desse foco que a Biblioteca criou em 1995 uma seção específica, com infraestrutura adequada para o atendimento personalizado à comunidade de usuários com deficiência visual, o Espaço Braille.

Durante essa trajetória, o Espaço Braille passou por diversas melhorias significativas, especialmente na estrutura tecnológica, com a aquisição de tecnologias assistivas; e na parte física, com a ampliação de seu espaço em 2020, que esta, apesar de considerarmos uma conquista relevante, em virtude do cenário pandêmico causado pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2), Covid-19, não foi possível comemorarmos junto à comunidade no ano de sua conclusão. Porém, felizmente agora podemos juntos inaugurar o espaço revitalizado.

Portanto, com o objetivo de comemorar o novo Espaço Braille, que foi otimizado de modo a propiciar melhorias aos serviços ofertados às pessoas com deficiência visual, realizaremos nos dias 01, 02 e 03 de dezembro de 2021 no espaço da Biblioteca Central o evento sob o temaAcessibilidade comunicacional e informacional”. O evento também fará referência aos dias 03 e 05 de dezembro, nos quais comemoram-se o “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência” e o “Dia Nacional da Acessibilidade”, respectivamente.

Confira a programação e venha celebrar conosco esta conquista!

Data: 01/12 – Abertura
Local: Espaço Amazônia
Cerimonialista: Adna Dias
Horário: 9h.
Descrição: Palavra da Administração Superior

Data: 01/12 –  Palestra sobre o Dosvox e NVDA
Modalidade: Presencial
Local: Espaço Amazônia (Biblioteca Central)
Horário: 9h30min às 10h30min
Palestrantes: Esp. José Monteiro e Prof. Jordan França

Data: 02/12 – Mesa-redonda “Acessibilidade comunicacional e informacional”
Modalidade: Presencial
Local: Espaço Amazônia (Biblioteca Central)
Palestrantes: Prof. Dr. Lourival Nascimento
Bibliotecária Ma. Zilah Edelburga
Mediador: Prof. Jordan França

Data: 01 a 03/12 – Exposição de Livros em Braille
Local: Hall de entrada da BC
Horário: 9h às 19h
Descrição: Exposição das obras em Braille

Data: 01 a 03/12 – Exposição de materiais do Espaço Braille
Local: Espaço Braille
Horário: 9h às 14h
Descrição: Exposição de materiais: regletes, lupas de mão, réguas de linha (tiposcópio), máquina impressora Braille.

Data: 03/12 – Oficina Noções de Formatação de Trabalhos Acadêmicos
Local: Espaço Braille
Horário: 9h às 12h (cada discente ficará 1h em treinamento)
Descrição: Oficinas para discentes com deficiência visual (9 vagas)
Facilitadoras: Markene Ferreira, Karla Cunha e Michelly Tavares
Inscrições: Mesa de apoio da referência, entre os dias 01 a 03/12 ou até o preenchimento das vagas.

Texto: Equipe do Espaço Braille/Biblioteca Central/UFPA