Inscrições abertas para o prêmio Capes/Emerald.

em
1008
views

Foi publicado na última terça-feira, 30, o edital de abertura de mais uma edição do Prêmio Capes/Emerald, uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o Emerald Group Publishing Limited. Além de estimular o acesso e o uso do Portal de Periódicos, a iniciativa é direcionada a projetos que conciliem a disseminação do conhecimento com o desenvolvimento social aplicado à realidade brasileira.

Duas categorias serão contempladas na edição desse ano: Ciência da Informação e Administração e Gestão, cada uma com premiação no valor de US$ 3 mil. Os projetos podem ser submetidos por pesquisadores ou grupos de pesquisa vinculados a uma ou mais instituições usuárias do Portal de Periódicos.

Os vencedores poderão, ao final do projeto, submeter um artigo com os resultados da pesquisa a um periódico da Emerald indexado em uma das áreas contempladas pelo prêmio. As inscrições seguem até o dia 30 de agosto de 2013 e as propostas devem ser encaminhadas por meio de um formulário online, localizado na página da editora Emerald, de acordo com a categoria de interesse – Ciência da Informação e Administração e Gestão.

Acesse o edital de abertura.


Portal de Periódicos

O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 35 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

O Portal de Periódicos foi criado tendo em vista o déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, dentro da perspectiva de que seria demasiadamente caro atualizar esse acervo com a compra de periódicos impressos para cada uma das universidades do sistema superior de ensino federal. Foi desenvolvido ainda com o objetivo de reduzir os desnivelamentos regionais no acesso a essa informação no Brasil. Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. É também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta, cobrindo todo o território nacional.

*

Fabrícia Carina Souza Araújo