MELHORIAS NA BIBLIOTECA SETORIAL DO ICS

A implantação de nove cabines para estudo na Biblioteca Setorial trouxe mais conforto e vantagens para os alunos do ICS, os usuários agora podem ligar seu computador pessoal. Esta é apenas uma das melhorias físicas realizadas nos últimos anos. Além destas, a permanente atualização do acervo e a constante qualificação dos funcionários agradaram àqueles que utilizam o espaço para estudo.

A discente do 5º semestre do curso de Medicina, Isabela Scárdua, aprova esta e outras mudanças na biblioteca. “Fiquei surpresa e satisfeita com este espaço a mais para estudo porque, algumas vezes, não havia computador disponível e eu trazia meu notebook”, admite. “Mesmo ciente das dificuldades e limites de uma universidade pública, a biblioteca melhorou bastante desde o meu ingresso na Faculdade”, acrescenta.

Nestes últimos anos, a direção da biblioteca setorial do ICS conseguiu mudanças significativas para a melhoria do atendimento aos alunos do curso de Medicina, Nutrição e Enfermagem. Em 2008, foi construída a rampa de acessibilidade para atender aos portadores de necessidades especiais, instalado o sistema eletrônico anti-furto, semelhante ao utilizado na biblioteca centra, e estendido o horário de funcionamento para às 19h.

Segundo a bibliotecária chefe, Vilma Costa Bastos, as metas focalizaram a renovação e melhoria do acervo, tendo como principal atividade a catalogação eletrônica dos livros no sistema Pergamum, que veio substituir as fichas de papel. “Esta catalogação ainda está em andamento, mas veio facilitar o trabalho dos usuários na pesquisa ao acervo da biblioteca”, esclarece. “Os livros novos já estão sendo cadastrados diretamente no sistema e o acervo com menos de 10 anos já está catalogado em meio eletrônico”, explica.

Os alunos podem, ainda, usufruir de outros serviços. “Temos uma parceria firmada com a biblioteca do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) para que alunos dessas unidades possam fazer ter acesso a livros através de documento de solicitação de empréstimos entre bibliotecas”, explica Vilma Bastos, “A biblioteca oferece, ainda, serviço de levantamento bibliográfico, que pode ser requerido localmente ou via e-mail, e orientação na normatização de trabalhos acadêmicos”, acrescenta. Na biblioteca setorial do ICS  os usuários teem, gratuitamente, serviço de internet e acesso ao portal da Capes, uma ferramenta de acesso a mais de 15.000 periódicos científicos.

A ampliação do acervo, os serviços oferecidos aos discentes e a capacitação dos profissionais proporcionaram aumento na freqüência diária à biblioteca, que elevou de 248 usuários, em média, no ano de 2008 para 450 este ano. “Além dos discentes da graduação, os da pós-graduação têm utilizado mais todos os serviços”, comenta a bibliotecária.

Notícia postada inicialmente no site do ICS: