Nova Funcionalidade no Currículo Lattes: Configuração de Visibilidade das Informações

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recentemente introduziu uma nova funcionalidade no Currículo Lattes que promete trazer mais controle e segurança para os usuários: a opção de configuração de visibilidade das informações. Esta atualização permite que os pesquisadores escolham quais dados desejam tornar públicos e quais preferem manter privados, oferecendo uma camada adicional de proteção para informações sensíveis ou pessoais.

O que é o Currículo Lattes?

O Currículo Lattes é uma plataforma essencial para pesquisadores brasileiros, onde são registrados dados acadêmicos e profissionais. Ele é amplamente utilizado para avaliações de projetos, concessão de bolsas e outras atividades relacionadas à pesquisa científica.

Por que a Configuração de Visibilidade é Importante?

Com a crescente preocupação com a privacidade e a segurança dos dados, a nova funcionalidade de configuração de visibilidade é um avanço significativo. Ela permite que os usuários tenham mais controle sobre suas informações, decidindo o que pode ser acessado publicamente e o que deve permanecer restrito. Isso é particularmente útil para proteger dados pessoais, como endereço de e-mail, telefone e outras informações sensíveis.

Como Configurar a Visibilidade das Informações no Currículo Lattes?

Configurar a visibilidade das informações no Currículo Lattes é um processo simples e direto. Veja como fazer:

1 Acesse sua Conta: Entre no site do Currículo Lattes (https://www.lattes.cnpq.br/) e faça login com sua conta Gov.br.

2 Edite seu Currículo: Vá para a seção de edição do seu currículo.

3 Configuração de Visibilidade: Procure pela nova opção de configuração de visibilidade. Esta opção está localizada dentro das seções de dados pessoais e profissionais.

4 Selecione as Informações: Escolha quais informações você deseja tornar públicas e quais deseja manter privadas. Você pode ajustar a visibilidade de diferentes seções, como dados pessoais, formação acadêmica, produção científica, entre outras.

Definindo a Visibilidade de informações no menu “Dados Gerais – Foto de Perfil”
Definindo a Visibilidade de informações no menu “Dados Gerais – Dados pessoais”
Definindo a Visibilidade de informações no menu “Dados Gerais – Foto de Perfil”, continuação
Definindo a Visibilidade de informações no menu no menu “Dados Gerais – Licenças Maternidade, paternidade e Adoção””
Ícone de cadeado vermelho após salvar alterações de privacidade
Definindo a Visibilidade de informações no menu “Formação – Formação Acadêmica / Titulação”

5 Salve as Alterações: Após configurar a visibilidade conforme suas preferências, não se esqueça de salvar as alterações e realizar o envio para publicação.

Benefícios da Nova Funcionalidade

• Privacidade: Protege informações pessoais e sensíveis.
  • Controle: Oferece aos usuários mais controle sobre seus dados.
  • Segurança: Reduz o risco de exposição indesejada de informações.

Com essa nova funcionalidade, o CNPq demonstra seu compromisso com a segurança e a privacidade dos pesquisadores, proporcionando uma ferramenta que atende às necessidades atuais de proteção de dados.

RELAÇÃO COM OS ODS DA ONU: