Novo Espaço Braille da Biblioteca Central é inaugurado

No dia 01 de dezembro, a Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará inaugurou o novo Espaço Braille. O evento contou com palestra, mesa redonda, exposições e oficina, que debateram sobre a importância da atenção às pessoas com deficiência visual no contexto universitário e o papel da biblioteca tornando acessíveis serviços e produtos de informação, minimizando os obstáculos enfrentados no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão dos discentes, docentes, técnicos administrativos da UFPA e também do público externo.

A inauguração contou a fala do vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva, e da diretora da Biblioteca Central, Célia Ribeiro. Em que foi destacada a relevância desse espaço, criado em 1996, com infraestrutura adequada para o atendimento personalizado visando dar acessibilidade aos usuários com deficiência visual no âmbito universitário, garantindo assim mais segurança e autonomia no acesso e busca por informações, tornando o ensino igualitário.

Nesse sentindo, a BC por meio da reforma do Espaço Braille, otimizou de modo a propiciar melhorias aos serviços ofertados às pessoas com deficiência, que atualmente conta com 98,50m² destinados à construção de três cabines equipadas para o estudo da comunidade acadêmica com deficiência visual, uma sala para realização de serviços técnico-administrativos e para o armazenamento de livros, periódicos em Braille e audiobooks, e uma sala acústica para o serviço de execução das impressoras em Braille.

No evento pode-se, também, inaugurar o ampliador de tela, doado pela Coordenadoria de Acessibilidade da UFPA, que irá auxiliar os usuários com baixa visão na leitura de texto, conforme relatado pela discente Fernanda Matni “ele é importante, pois está me auxiliando na leitura, na ampliação das letras nos textos e na ampliação das imagens, que tem uma resolução melhor […]”.

Assim, o papel social da BC voltado ao fornecimento de suporte informacional para a produção do conhecimento com a finalidade de contribuir para uma educação de qualidade à sociedade, sem exceção e por meio do Espaço Braille, dedica uma especial atenção às pessoas com deficiência visual.

O Espaço Braille oferta serviços como:

• pesquisas bibliográficas em sites, sistemas, plataformas e mídias digitais não acessíveis a pessoas com deficiência visual (PcDV);
  • formatação e digitação de textos e trabalhos acadêmicos; download de documentos; impressão e formatação de documentos em fonte ampliada e em braille;
  • acesso ao e-mail pessoal e institucional;
  • leitura de textos impressos ou digitais;
  • revisão ortográfica e correção textual;
  • orientação na utilização das tecnologias assistivas e normas acadêmicas;
  • descrição de figuras e imagens inseridas no texto, bem como de objetos, tabelas, quadros e gráficos; digitalização de livros impressos no formato PDF/A (acessível);
  • conversão de documento no formato PDF/A ou imagem para outro formato acessível ao PcDV e correção textual.

O atendimento no Espaço Braille, no bandeiramento verde, ocorre de 8h às 20h, de segunda a sexta, por ordem de chegada, com agendamento presencial ou remoto, pelo e-mail bcbraille@ufpa.br, telefone 3201-7344 e pelo WhatsApp 3201-7352.