O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) completa 18 anos

O portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) completa 18 anos em 2018 e se consolida como uma biblioteca virtual que reúne e oferece, para instituições de ensino e pesquisa no Brasil, o melhor da produção científica internacional. São mais de 45 mil títulos que podem ser acessados de forma livre e gratuita pela comunidade acadêmica nacional.

Criado no ano 2000 devido ao deficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional e os desnivelamentos regionais entre as universidades do sistema superior de ensino federal, o portal atualmente é acessado por estudantes de mais de 400 Instituições de Ensino Superior (IES) possibilitando consultas ao que há de mais atualizado em pesquisas e estudos no mundo, sendo um instrumento fundamental de apoio à pesquisa universitária, científica e tecnológica no Brasil.

Segundo o presidente da CAPES, Abílio Beata, o portal é um instrumento fundamental de apoio à pesquisa universitária, científica e tecnológica no Brasil. ” Por isso, é muito importante que as informações a respeito do portal sejam atualizadas e as possibilidades e potencialidades de uso dos seus recursos sejam bem conhecidas, atendendo assim ao cotidiano dos nossos estudantes, pesquisadores e docentes”.

Ademais, em 2017, a CAPES contabilizou cerca de 168 milhões de acessos a periódicos em texto completo e bases referenciais disponíveis no Portal de Periódicos, além de 6,7 milhões de visitas ao site. “Isso requer uma alta disponibilidade do serviço, pois reflete diretamente sobre a imagem da CAPES e do Portal de Periódicos no meio acadêmico”, comenta Patrícia de Almeida Silva, coordenadora-geral do Portal de Periódicos.

Além dos seus 45 mil títulos, ao longo do ano os estudantes puderam contar com 131 bases em texto completo, 131 bases de dados de referências e resumos, 46 obras de referência, 11 bases de patentes, 29 bases de livros e monografias – com 280.645 mil documentos não seriados –, 67 bases de estatísticas, duas bases de normas técnicas e, 15 de audiovisuais.

“Um repositório vivo”. É assim que Márcio de Castro Silva Filho, pró-reitor de Pós-Graduação Adjunto da Universidade de São Paulo (USP), define o Portal de Periódicos. “O acesso à informação científica é um processo dinâmico e temos observado um incremento no que se considera o acesso aberto de forma que toda comunidade possa consultar sem necessidade de pagamentos”.

O portal, que recebe este ano um investimento de R$ 402 milhões, atende às demandas dos setores acadêmicos, produtivos e governamentais, em regime de colaboração. Possibilitando, assim, o aumento da produção científica nacional e a inserção da ciência brasileira no exterior. Por isso, é uma ferramenta fundamental à missão da CAPES de fomento, avaliação e regulação dos cursos de pós-graduação e de desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil.

Vale lembrar que em 2017, foi oferecida a versão 3, para Android e para iOS, do aplicativo para dispositivos móveis do Portal de Periódicos. Ela permite, de forma prática e acessível, que o usuário faça o gerenciamento de conteúdo de seu interesse em um espaço denominado “Biblioteca”. Ali encontram-se os arquivos, em formato PDF, baixados pelo usuário, além das informações: título, autor, data de publicação, abstract, fonte do conteúdo, ISSN, ISBN, entre outros.

As dúvidas sobre o funcionamento do Portal ou sobre a possibilidade de indicar conteúdos para compor o acervo da biblioteca virtual podem ser feitas pelo canal de atendimento ‘Fale Conosco’ do Portal ou do site da CAPES ou ligações para o 0800-616161 (Central do MEC), opção 6.

Fotos:

InfoCAPES.