Política de Doação de Materiais Bibliográficos

A Biblioteca Universitária visa à criação e à produção de saberes, à formação de competências, à difusão científica e cultural da sociedade, tendo como finalidade precípua contemplar o acesso da informação às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade.
Nesse sentido, a fim de garantir a adequação do acervo às necessidades da comunidade acadêmica, a Coordenadoria de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA) implementa um conjunto de orientações e critérios para o recebimento de doações, enumeradas a seguir:

1 DESTINO DAS DOAÇÕES

Os materiais bibliográficos doados à Biblioteca Central poderão ter os seguintes destinos
a) Incorporação ao acervo;
b) Doação ou permuta com outras instituições;
c) Descarte.

2 CONDIÇÕES PARA O RECEBIMENTO DE DOAÇÕES

Não serão aceitas:
a) Doações que possuam exigências adicionais para sua incorporação ao acervo;
b) Obras em mau estado de conservação;
c) Livros didáticos em nível fundamental e médio;
d) Apostilas;
e) Cópias de materiais bibliográficos e outras formas de reprodução não autorizadas, de acordo com o Art. 29 da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
f) Jornais e revistas não-científicos;
g) Periódicos disponíveis no Portal da Capes;
h) Outros materiais que não sejam característicos de uma biblioteca universitária

A Biblioteca agradece a oferta desse material e sugere novos destinos, tais como: bibliotecas: públicas, bibliotecas escolares e bibliotecas comunitárias.

2.2 Serão aceitas após avaliação do(a) bibliotecário(a):

a) Doações de docentes que justifiquem a necessidade da obra às ementas básicas e complementares para a disciplina ministrada. Também passarão por avaliações quanto às condições físicas e quantidades já disponíveis no acervo da biblioteca;
b) Doações de livros em substituição a suspensão em atraso pelo usuário serão aceitas, de acordo com a demanda prevista pela Biblioteca;
c) Doações de periódicos científicos que complementem as coleções já existentes, também serão previamente avaliados pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Coleções, recebendo somente o material que será inserido na coleção.

3 DISPOSIÇÕES GERAIS

Doações de editoras e publicações recém-lançadas doadas pelo autor dispensam o preenchimento do formulário de doação, podendo ser entregue diretamente na Coordenadoria de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca Central Prof. Clodoaldo Beckmann.
As obras doadas à Biblioteca Central da UFPA serão submetidas aos critérios de seleção supracitados, devendo o doador ser notificado de que o material poderá ser ou não incorporado ao acervo.
Além dos critérios gerais de seleção, verificar-se-á ainda o atendimento as seguintes condições dos materiais doados:
a) Obras raras, clássicas ou especiais.
b) Valor histórico para a instituição.

PROCEDIMENTOS PARA DOAÇÃO DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO

1. Preencher o Termo de Doação e a planilha com a relação de materiais bibliográficos a serem doados e enviar para o e-mail doacaobc@ufpa.br.

2. O material listado será avaliado de acordo com os seguintes critérios:
a) Relevância ao plano de ensino acadêmico e às linhas de pesquisa;
b) Material existente no acervo com a finalidade de evitar duplicação em função do uso;
c) Condição física da obra;
d) Temporalidade da obra.

3. Após avaliação será encaminhado um e-mail ao doador com informações acerca do material, sendo este de relevância ou não para a biblioteca. No ato da doação, deverá ser entregue o Termo de Doação, preenchido e assinado pelo doador.

4. O material deverá ser entregue na Coordenadoria de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca Central UFPA, de 2ª a 6ª feira 8h às 20H.

A Biblioteca Central da UFPA não receberá doações que não estejam de acordo com a Política de Doação.

OBS: Doações de editoras e publicações recém-lançadas doadas pelo autor dispensam o preenchimento do formulário de doação, podendo ser entregue diretamente no Departamento de Desenvolvimento de coleções da Biblioteca Central Prof. Clodoaldo Beckmann.

Para mais informações:

Email: doacaobc@ufpa.br