Projeto de extensão Escolas e bibliotecas Escolares tem evento de culminância

No decorrer da manhã desta quinta-feira (15/12), ocorreu o evento de culminância “Mostra de experiências de incentivo à leitura nas escolas municipais públicas de Ananindeua” do Projeto de Extensão desenvolvido pela Biblioteca Benedicto Monteiro da Universidade Federal do Pará – Campus Ananindeua, o qual é intitulado por “Escolas e Bibliotecas Escolares no município de Ananindeua: realidade e perspectivas – conhecer para dinamizar”.

O Projeto

O objetivo principal é conhecer a realidade das escolas do município em relação a suas bibliotecas e/ou salas de leitura, assim como, observar o trabalho desenvolvido para promover o incentivo à leitura e, desta forma, contribuir em amplo modo com o processo, auxiliando-as acerca da criação, valorização e dinamização desses espaços, visando melhorias no trabalho e contribuição com a comunidade escolar e áreas de seu entorno.

A proposta do projeto de extensão, é promover ações de implementação e melhoria para estes espaços e, assim, realizar atividades de capacitação/oficinas para os profissionais responsáveis. A partir das informações levantadas por meio de um diagnóstico rápido, foi que o projeto se iniciou, cuja a metodologia utilizada (Pesquisa-Ação), pressupõe a participação planejada do pesquisador na situação problemática a ser investigada, buscando transformar as realidades observadas, a partir da sua compreensão, conhecimento e compromisso para a ação dos elementos envolvidos na pesquisa.

O projeto tem como Coordenação a Bibliotecária do Campus Ananindeua – UFPA, Elida Moura Figueiredo e como vice coordenadora a Professora Francy Taissa N. Barbosa, pedagoga pertencente ao campus. Este também conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua (SEMED), entre outras instituições.

O Evento

Com uma programação especial, o evento, em sua abertura, contou com a presença de representantes para compor a mesa, tal como, a Vice coordenadora do projeto Taissa Barbosa, que em sua fala inicial, agradeceu a participação de todos os envolvidos no processo e ressaltou sobre a importância das parcerias e das formações realizadas e o quanto foi engrandecedor o aprendizado, também destaca que, em 2017, estas parcerias devem continuar para manter o fortalecimento e o sucesso do trabalho.

A Bibliotecária Elida Figueiredo, coordenadora do projeto que também compunha a mesa, não abordou acerca do projeto em si, porém, relevou as metas que este possui e destacou que uma delas, estabelece a construção de 64 mil bibliotecas escolares prevista na lei 12.244 de maio de 2010. “Essa lei prevê às escolas a terem um acervo de pelo menos um livro por aluno matriculado e é sobre essa perspectiva que o projeto foi pautado, visando reforçar a prática da leitura, considerando a contribuição de todos envolvidos e que é na escola que os alunos têm o primeiro contato com o livro, o qual é fundamental para o resto da vida ”, afirma.

Em participação da mesa, a Diretora da Biblioteca Central, Célia Ribeiro, aponta o quão louvável é a realização deste projeto e evidencia a importância da biblioteca na vida dos alunos. Destaca a iniciativa da Coordenadora do projeto, ressaltando que, além das atividades exercidas como bibliotecária, o esforço e dedicação para com a extensão são reconhecidos e importantes para manter de pé este pilar que é constuinte da instituição e que em 2017 apoiará o projeto.

Em pronunciamento, a Diretora de ensino do município de Ananindeua, Professora Marluci Gatinho, destina o grande mérito da realização do projeto às escolas, pois, desde a apresentação até a aplicação deste, estas mostram-se sempre acolhedoras e prontificadas sobre a questão da mobilização dos agentes aos quais o projeto foi destinado. “Sem este acolhimento, não seria possível o sucesso das oficinas e ações promovidas pelo projeto”, ressalta.

O Professor e Coordenador do Campus da UFPA – Ananindeua, Francivaldo Nunes, falou acerca do desafio de assegurar este projeto e mantê-lo fortalecido, relevando-o como processo eficaz no aumento da formação de leitores, considerando os dados referentes ao quantitativo de leitores no Brasil que ainda é pequeno em relação a outros países. Portanto, afirma que “o ponto central para termos êxito no aumento deste quantitativo é espaço escolar, é onde se torna possível fazer que nossos alunos se constituam como leitores exemplares, além disso, multiplicadores.”

Ao tomar a palavra, o Presidente do conselho regional de educação Professor Francisco Williams C. Lima considerou a importância da preocupação com a extensão, que é um dos tripés da universidade e como é necessário estar sempre ampliando essas parcerias, pois projetos como estes são os objetos fomentadores e mobilizadores capazes de mudar esse cenário.

Além dos pronunciamentos, o evento também contou com peças teatrais e oficinas.

Texto e Fotos: Felipe Assunção