Revista PERSEU: História, Memória e Política.

1039
views
Já está disponível, por intermédio do Portal da Fundação Perseu Abramo, mais um número da versão digital da revista PERSEU: História, Memória e Política.

Atualmente com oito números publicados, PERSEU tem como objetivo abrir suas páginas à divulgação de uma História de nosso tempo, contemporânea, e das problemáticas por ela postas. Por ser editada pelo Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo – o qual tem entre suas atribuições o resgate da memória do Partido dos Trabalhadores e dos movimentos sociais que lhe deram origem, além de promover estudos e eventos de reflexão sobre a história do Brasil – esta história já tem um caminho apontado: o da esquerda contemporânea, indo ela, no entanto, muito além de seu caráter político-partidário. PERSEU, que, reiteramos, pretende ser o canal de difusão de pesquisas e reflexões sobre a esquerda – sobretudo a brasileira, mas não exclusivamente -, balizadas pela História e pelas Ciências Sociais, dirige-se a pesquisadores e a todos os interessados na busca de uma melhor compreensão de nosso tempo e de nosso país.


Informamos que se encontra acessível o terceiro número da revista, publicado originalmente em 2009. A publicação apresenta seleção de artigos e documentos históricos sobre o tema “Anistia e Diretas – Ditadura e Democracia”.

O volume traz ainda artigos sobre a experência de elaboração do dicionário do movimento operário brasileiro, as relações entre sindicatos e Estados, análise sobre a situação de arquivos de esquerda e movimentos sociais na Argentina, além de dar continuidade à bibliografia comentada sobre o Partido dos Trabalhadores.

A este número seguirá a disponibilização dos demais até que a defasagem em relação à publicação impressa seja de apenas um ano.

Em razão da renovação do nosso portal, segue link para acesso provisório:

http://novo.fpabramo.org.br/content/revista-perseu-no-3-maio-2009

Fonte: Fundação Perseu Abramo.