Servidores da Biblioteca Central participam do 23° Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU)

No período de 28 de novembro a 1º de dezembro de 2023, em Florianópolis, Santa Catarina, ocorreu o 23° Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, abordando o tema “Bibliotecas e Sustentabilidade: Inovação, Ciência e Sociedade”.

O evento, dividido em cinco eixos temáticos, abrangeu Gestão de Bibliotecas, Produtos e Serviços, Bibliotecas e Sociedade, Inovação e Tecnologias, e Ciência Aberta, explorando todos os temas sob os pilares da inovação, sustentabilidade e diversidade.

A participação ativa da Biblioteca Central foi marcada pela aprovação de três trabalhos que se destacaram. Entre eles, “Business Intelligence para Tomada de Decisão: Relato de Experiência da Biblioteca Central da UFPA”, produzido por Célia Pereira Ribeiro, Rose Suellen de Castro Lisboa e Andrea de Nazaré Barros da Silva.

Bibliotecárias Célia Ribeiro e Alessa Costa presentes na imagem

Outro trabalho notável foi “Semeadores de Leitura: Relato de Experiência da Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann como Estratégia para Formação de Leitores em Comunidades Quilombolas no Arquipélago do Marajó-Pará”, produzido por Débora Matni Fonteles, Célia Pereira Ribeiro e Alessa Caroline Prazeres da Costa. Por fim, “Biblioteca Universitária: Um Lugar de Encontro e de Fala”, produzido por Clivea de Farias Souto.

Diretora Célia Ribeiro presente na imagem

Esses trabalhos refletem o esforço individual de cada servidor, demonstrando o comprometimento da equipe em pesquisas e o apoio da Biblioteca Central ao desenvolvimento profissional e acadêmico de seus colaboradores. Atualmente, a equipe conta com 30 servidores especializados e 22 mestres, com previsão de em breve contar também com servidores doutores.

O SNBU ofereceu uma programação rica, focada no compartilhamento de experiências por meio de workshops, mesas colaborativas, eventos complementares e feiras de exposições, consolidando-se como um espaço privilegiado para a troca de conhecimentos e fortalecimento da comunidade bibliotecária universitária.