SIBI promove treinamento na atualização do Pergamum

A Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (BC/UFPA) promoveu, nos dias 28, 29 e 30 de março e 8 de abril, o treinamento na nova versão do Sistema Pergamum Web. O evento teve como objetivo apresentar as atualizações e preparar os bibliotecários e servidores dos campi do estado, integrantes do Sistema de Bibliotecas da UFPA (SIBI/UFPA), na utilização da versão 9.0, possibilitando o início da sua aplicação nas bibliotecas da UFPA. O treinamento foi dirigido e ministrado pelo corpo técnico do SIBI.

A ação integra as atividades de fortalecimento e expansão do Sistema Pergamum Web, o software de gestão integrada adotado pelas bibliotecas integrantes do SIBI, que permite a atuação colaborativa e em rede. Dentre as principais mudanças advindas desta atualização, para os operadores, destaca-se a nova interface e a forma de acesso ao sistema, sem necessidade de instalação local ou download, além da implementação do módulo de Aquisição, que passará a ser realizada de forma totalmente automatizada.

Para os usuários – Além dos benefícios técnicos proporcionados pela atualização da versão, os usuários também perceberão otimizações no catálogo online e em seus perfis: agora, é possível personalizar os logins individuais com preferências de pesquisa, além da rapidez e facilidade na renovação de empréstimos e reserva de obras do acervo. Para utilizar essas funções, é necessário manter o cadastro atualizado semestralmente, ou sempre que houver alguma mudança de dados pessoais. Outra melhoria proporcionada pela atualização é a disponibilização de uma interface própria para dispositivos portáteis, como tablets e smartphones. O link de acesso ao catálogo (em desktop ou mobile) está disponível no site da BC.

Sobre o software – O Pergamum é um software de gestão integrada de bibliotecas, criado há cerca de 15 anos, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde, continua sendo desenvolvido. O sistema possui as principais funcionalidades pertinentes à gestão de unidades de informação e é utilizado por diversas instituições, nacionais e internacionais. A Universidade Federal do Pará implementou o uso do sistema em 1998.

Texto: Felipe Assunção/Biblioteca Central
Imagens: Biblioteca Central