Títulos da American Diabetes Association trazem conteúdo atual para profissionais de saúde

em
1723
views

 

O Portal de Periódicos oferece aos usuários das áreas de saúde, principalmente profissionais e estudantes ligados à endocrinologia, duas importantes revistas científicas da American Diabetes Association (ADA): Diabetes e Diabetes Care.

Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado em abril de 2016 revelou que mais de 16 milhões de brasileiros adultos sofrem de diabetes e a doença mata 72 mil pessoas por ano no Brasil.

O endocrinologista representa 1,3% de todos os especialistas do país (ou 4.396 profissionais com título, segundo a Demografia Médica 2015). Dessa forma, é importante que a comunidade acadêmica e científica tenha acesso a conteúdos atuais e de qualidade para análises e pesquisas.

As publicações da ADA abrangem artigos ligados ao tema de destaque e a assuntos correlacionados. Mais detalhes sobre as revistas científicas estão nas descrições abaixo. Os dois títulos podem ser acessados pela opção Buscar periódico do Portal.

Diabetes

O periódico publica pesquisas originais sobre a fisiologia e fisiopatologia do diabetes mellitus. Os manuscritos enviados podem relatar qualquer aspecto da pesquisa em laboratório, animal ou humana. A ênfase está nos relatórios investigativos focados em áreas como patogênese do diabetes e suas complicações; função das ilhotas pancreáticas normais e patológicas; metabolismo intermediário; mecanismos farmacológicos da ação de drogas e hormônios; e aspectos bioquímicos e moleculares dos processos biológicos normais e anormais.

Estudos nas áreas de educação sobre diabetes ou aplicação de abordagens terapêuticas e diagnósticas não são publicados.

Diabetes Care

Este é um periódico para o profissional de saúde que se destina a aumentar o conhecimento, estimular a investigação e promover uma melhor gestão de pessoas com diabetes. Para atingir esses objetivos, a revista científica publica pesquisas originais sobre estudos em humanos nas seguintes categorias: cuidados clínicos, educação, nutrição, pesquisa psicossocial, epidemiologia, pesquisa em serviços de saúde, tratamentos emergentes e tecnologias, fisiopatologia, complicações e risco cardiovascular e metabólico.

O periódico também publica declarações da ADA, relatórios de consenso, artigos de revisão clinicamente relevantes, cartas ao editor, notícias e pontos de vista. Os tópicos abordados são de interesse para médicos, pesquisadores, epidemiologistas, psicólogos, educadores em diabetes e outros profissionais de saúde clinicamente orientados.

Fonte: Boletim Eletrônico CAPES, 2 mar. 2017.