UFPA PROMOVERÁ TREINAMENTO PARA USO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES

Docentes, discentes e técnicos, de graduação e pós-graduação, da Universidade Federal do Pará (UFPA) poderão participar de um treinamento para uso do Portal de Periódicos Capes, o qual ocorrerá nos dias 14 e 15 de março, no Auditório Benedito Nunes, no Campus da UFPA, em Belém, nos turnos manhã e tarde.  Não há necessidade de inscrição prévia pelos interessados.

O treinamento será ministrado pela equipe da Biblioteca Central da UFPA, help desk do Portal na Região Norte, que mantém um serviço permanente de apoio aos usuários do Portal de Periódicos Capes. Certificados serão fornecidos aos interessados.

O participante pode levar seu equipamento com acesso à internet por rede sem fio (notebook, tablet ou smartphone). Haverá sinal livre para acesso à internet, de modo que os participantes possam ir testando, em seus equipamentos, as orientações apresentadas.

O Portal disponibiliza textos integrais de, aproximadamente, trinta mil títulos de revistas científicas, abrangendo todas as áreas de conhecimento.

Módulos – O treinamento é uma iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e Biblioteca Central (BC) da UFPA. As atividades estãos dividas em quatro módulos, sendo o primeiro uma apresentação geral sobre o acesso ao Portal de Periódicos da Capes. Os demais módulos focalizarão as bases de dados de cada conjunto de áreas de conhecimento. Quem estiver no treinamento poderá participar do primeiro módulo e do módulo seguinte de sua área de estudo ou pesquisa.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Emmanuel Tourinho, “o treinamento será uma oportunidade extraordinária de familiarização com uma ferramenta que possibilita o acesso, instantâneo e integral, ao conhecimento científico de ponta, veiculado nas revistas mais importantes do mundo. Fazer um bom uso do Portal de Periódicos Capes é essencial para a atuação em pesquisa e para a formação científica dos alunos.”

A pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Marlene Freitas, ressalta que o domínio das ferramentas do Portal “contribuirá para a autonomia científica dos alunos de graduação que, então, estarão aptos a buscar, com eficiência, as informações científicas indispensáveis à sua formação acadêmica e profissional”.  A pró-reitora reitera que estão convidados para o treinamento alunos de graduação e pós-graduação, especialmente, os calouros do Processo Seletivo 2012.

A diretora da Biblioteca Central, bibliotecária Graça Pena,  explica que “o uso intensivo da tecnologia da informação estimula o crescimento da pesquisa científica e o desenvolvimento intelectual dos alunos.” Por essa razão, a Biblioteca Central da UFPA tem auxiliado os pesquisadores da UFPA no domínio das ferramentas do Portal, a partir de uma interação sistemática com a Coordenação do Portal na Capes.

De acordo com a Propesp, o treinamento será realizado, ao longo do semestre, nos campi do interior.

Texto: Propesp