Biblioteca Central Lança Plataforma de Análise de Doação de Material Bibliográfico

A Biblioteca Central lançou, nesta segunda-feira (23),a Plataforma de Análise de Doação de Material Bibliográfico que, com um formulário online (presente no link) a ser preenchido, visa facilitar a submissão à análise dos títulos que se deseja doar à biblioteca.

À vista disto, com o intuito de garantir a adequação do acervo às necessidades da comunidade acadêmica, a Coordenadoria de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca Central implementa um conjunto de orientações e critérios para o acolhimento das doações, dispostas a seguir.

Primeiramente, a biblioteca preferencialmente prioriza doações que sejam compatíveis com os programas de ensino, pesquisa e extensão da universidade. Além disso, não serão aceitas:

• Doações que possuam exigências adicionais para sua incorporação no acervo;

• Obras em mau estado de conservação (riscado, rasgado, faltando página, etc.); livros didáticos em nível fundamental e médio; apostilas;

• Cópias de materiais bibliográficos e outras formas de reprodução não autorizadas, de acordo com o Art. 29 da Lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998;

• Jornais e revistas não científicos; periódicos disponíveis no Portal da Capes;

• Outros materiais que não seja característicos de uma biblioteca universitária.

Cabe lembrar que os materiais bibliográficos doados às bibliotecas do SIBI poderão ter os seguintes destinos: (a) Incorporação ao acervo; (b) Doação ou permuta com outras bibliotecas do SIBI (Através de um serviço de intercâmbio com outras instituições, mantido pelo SIBI/UFPA, para doação de duplicatas, exemplares considerados não pertinentes ao acervo e permuta de publicações); (c) Doação ou permuta com bibliotecas de outras Instituições de Ensino; (d) Descarte.

Ademais, é importante salientar que todos os dados informados no Formulário de Análise de Doação de Material Bibliográfico estejam corretos. Após a análise, a Biblioteca Central entrará em contato informando os títulos que foram aceitos.

Mantenha-se sempre atento nas nossas novidades divulgadas nas páginas oficiais da BCTwitterInstagram e Facebook.