Avance na sua vida acadêmica com a ajuda das ferramentas do Canva Docs
Introdução: Uma série de medidas podem ser tomadas para facilitar o seu processo de estudos. Conheça o arsenal de ferramentas e soluções oferecido pelo Canva Docs e se torne mais produtivo, avance nos estudos e obtenha mais resultados na sua vida acadêmica.
Comece pelo plano de estudos, a lista de tarefas e de leitura
Um bom plano de estudos, não importa se você é estudante de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado, começa por objetivos claros. Isso serve para orientar seu horizonte no longo-prazo e já mapear onde você aloca o seu recurso mais valioso: o seu tempo. Verifique quais são as disciplinas que exigem mais atenção, crie um cronograma semanal de atividades e estabeleça metas mensais. Divida suas horas de estudo ao longo da semana e inclua intervalos para descanso e blocos de revisão. Baseie-se no número de páginas de leitura, horas de vídeo aulas e quantidade de exercícios por cada matéria para estimar de forma aproximada. Agora consolide todas essas informações em um dos modelos de plano de estudos do Canva com design profissional e gratuito! Essa agenda, muito parecida com um planner, vai tornar o seu planejamento muito mais visual e amigável.
Cada matéria do seu curso também terá projetos, entrega de trabalhos individuais ou em grupo e exercícios que precisam ser organizados. Isso irá compor a espinha dorsal da sua lista de tarefas. As tarefas precisam de um prazo, tendo que ser divididas em atividades diárias ou semanais, precisam de uma priorização entre urgente x importante e devem ter responsáveis claros, no caso de se tratar de um projeto com outros estudantes.
Já a lista de leitura requer que você reúna todo o material de apostilas, anotações, livros e artigos, organizados por capítulos ou seções, e divida o tempo que precisa dedicar a cada um. Uma boa ideia é ter também um modelo de ficha de resumo, ou flashcards, para anotar os principais conceitos do que leu em tempo real e consultá-los durante as revisões. Ou, se preferir, pode fazer um mapeamento mental ou mapeamento de conceitos para cada capítulo que lê.
Uma boa forma de armazenar a lista de tarefas e leituras é com uma simples lista de verificação criada no Canva Docs, um editor fácil e intuitivo que brinda edição em tempo real e de forma colaborativa, com quem você quiser compartilhar acesso. O seu plano de estudos semanal também pode ser incorporado ao mesmo arquivo e dessa forma concentra tudo em um só lugar.
Trate o seu plano como um projeto de estudos
Quer facilitar a visualização de tudo o que organizou? Talvez você grave melhor as informações olhando para elas ao invés de lendo. De repente, ao invés de criar documentos para o seu plano de estudos, que tal gerenciá-lo como um verdadeiro projeto? Muito similar ao funcionamento de um kanban, ou um sistema de quadros visuais, o Quadro Branco do Canva permite que sejam criados quadros com o andamento das atividades, dividido entre ‘pendente’, ‘está sendo feito’, ‘revisado’ e ‘concluído’. Cada atividade da sua lista de leitura, lista de tarefas e plano de estudos será adicionada como um “post-it” virtual, que então troca de coluna conforme o status.
Essa é uma forma de sistematizar o seu fluxo de estudos e ele fica acessível em qualquer hora, de qualquer lugar ou dispositivo, além de ser 100% personalizável.
Organize seus trabalhos acadêmicos
Desde o planejamento até a versão final do trabalho, o Canva Docs é a ferramenta certa para os trabalhos acadêmicos. No cabeçalho do arquivo você pode incluir uma linha do tempo com as etapas, o prazo final e os responsáveis, junto a uma lista de verificação. Adicione os blocos de texto, incluindo o título, a introdução, o desenvolvimento, as conclusões e referências. Com a ferramenta de notas de rodapé, adicione uma seção específica para referências bibliográficas e organize as fontes de acordo com a ABNT, garantindo que todas as citações estejam devidamente creditadas.
Faça tudo isso sem perder o controle das edições, pois você pode compartilhar o documento com os colegas e dar direito a deixarem comentários no arquivo, visualizando sempre a última versão. Você pode ainda adicionar tabelas, gráficos, imagens e visuais para facilitar a absorção do conteúdo. Na hora de entregar, compartilhe o acesso direto à versão online do Docs ou salve como PDF para enviá-lo.
Leve suas apresentações ao próximo nível
Outra facilidade promovida pelo Canva Docs é o recurso de Apresentações. Isso habilita os alunos a criar slides visualmente atraentes e profissionais de maneira rápida e intuitiva, a partir do documento escrito criado por eles. Com uma ampla variedade de modelos disponíveis, os estudantes podem escolher entre diferentes estilos e temas para adequar a apresentação ao conteúdo acadêmico, seja para seminários, defesas de projetos ou palestras. A ferramenta de Docs a Apresentações transforma, como em um passe de mágica, converte o texto em slides e deixa você ir editando as imagens, adicionar vídeos e ainda se conectar a uma conta de Google Drive de onde você pode buscar mais recursos, imagens e informações para deixar a apresentação ainda mais profissional. Ao finalizar, exporte para PDF ou Powerpoint e dê um show de oratória.
Torne os projetos mais colaborativos
Colaborar com os colegas é um dos princípios para chegar ao sucesso na vida acadêmica! Isso permite que estudantes compartilhem conhecimentos, complementem habilidades e solucionem problemas de maneira mais eficaz. Trabalhar em equipe facilita a troca de ideias, promove o aprendizado conjunto e aprimora a qualidade dos trabalhos acadêmicos, ao integrar diferentes perspectivas e competências em uma entrega só.
A capacidade de colaborar em tempo real nos projetos é crucial e, pensando nisso, o Canva se destaca ao permitir que vários usuários editem e comentem simultaneamente em documentos, apresentações e quadros visuais. Com o Canva Docs, isso se torna uma realidade acessível a todos.